Relatos dos cursistas PNAIC no encontro de abordagem do eixo estruturante "Geometria" confirmam a hipótese de que esse tema era pouco trabalhado no Ensino Fundamental. Um dos motivos era a sua abordagem nos capítulo finais dos livros didáticos, material preponderante no contexto escolar.
Essa realidade vem mudando e os estudos atuais destacam a necessidade de garantir os direitos de aprendizagem da criança em todos os eixos estruturantes da Matemática: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Pensamento Algébrico e Educação Estatística.
Dessa maneira, a Geometria vem ganhando mais espaço na sala de aula e, portanto, mais espaço também nos ambientes de formação dos professores.
Para abordar o tema com os cursistas PNAIC, os Orientadores de Estudo questionaram seus conceitos prévios sobre o termo Geometria. Entre as principais respostas se destacaram a referência ao conceito de medida da terra, revelada pela construção da palavra: Geo: Terra; Metria: Medida.
Em grande parte, referir-se à Geometria corresponde aos conceitos de medida dos espaços, mas certamente os amplia e permite inter-relações com outros eixos estruturantes e outras áreas do conhecimento.
O estudo do Caderno 5 do PNAIC amplia nosso olhar sobre o tema e destaca quais direitos de aprendizagem precisam ser garantidos aos alunos e, principalmente, de que maneiras isso é possível considerando a importância da ludicidade nessa fase da infância.
Para vivenciar algumas atividades lúdicas com o eixo Geometria, os professores alfabetizadores tiveram a oportunidade de explorar diversos materiais nas seguintes oficinas: Geolig; Sólidos Geométricos; Tangran; Software Educativo Tangram; Massa de Modelar e Literatura;
Geolig
O Geolig é um material que permite ao estudante montar representações de formas geométricas, com destaque para a percepção de vértices, arestas e ângulos.
Podem ser propostos desafios estimulantes às crianças, como quem consegue montar determinada forma em menor tempo, ou o maior número de formas, entre outras que divertem e consolidam aprendizagens.
Sólidos Geométricos
Os sólidos geométricos são materiais importantíssimos para a vivência das crianças com as representações das figuras tridimensionais. Com o manuseio dos prismas, pirâmides e esferas é possível compreender conceitos de face, vértice, aresta e base e relacioná-los a outras formas presentes na natureza e sociedade.
Tangram
O famoso quebra-cabeças chinês composto por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e um paralelogramo) continua sendo uma ótima estratégia de consolidação da aprendizagem dos polígonos, além de estimular a criatividade, uma vez que possibilita a construção de várias figuras diferentes.
É muito importante que, antes de sugerir às crianças a montagem de figuras, os professores explorem bastante o conceito de polígono, a construção de quadrados com duas, três, quatro e seis peças, pois dessa maneira fica mais fácil ao aluno avançar para a percepção de como as figuras podem ser construídas.
O tangram permite uma inter-relação com a linguagem artística, uma vez que a variedade de figuras formadas permite a composição de belos painéis.
Software Educativo Tangram
O software Tangram possibilita a ampliação dos conhecimentos sobre a geometria plana no ambiente virtual. Ele complementa a vivência das peças manuais do tangram e favorece a interação dos estudantes que, em geral, gostam muito de jogos virtuais.
É um jogo de fácil acesso e que pode ser utilizado na sala de informática da escola, proporcionando vivências muito estimulantes.
Uma boa dica para a ampliação dos conhecimentos sobre esse jogo educativo é a leitura do texto: O jogo computacional tangram: um objeto de aprendizagem da geometria
Massa de modelar
A massa de modelar é um material comum ao contexto da sala de aula e que pode ser um ótimo recurso para consolidar o conceito de sólidos geométricos. Os alunos podem ser desafiados a moldar prismas, esferas e pirâmides e com elas construírem outras formas interessantes.
No link http://pt.slideshare.net/solangegoulartdesouza/sugesto-de-sequencia-didatica-figuras-geomtricas-doraci você pode conferir uma criativa sequência didática produzida por uma professora do município de Biguaçu utilizando esse material.
Literatura
O acesso a textos literários de qualidade é um dos direitos de aprendizagem das crianças do Ciclo de Alfabetização e há várias produções literárias que, além de proporcionarem o contato do aluno com narrativas de qualidade, também potencializam aprendizagens de conceitos da Geometria.
Entre os livros, destacamos:
Geolig
O Geolig é um material que permite ao estudante montar representações de formas geométricas, com destaque para a percepção de vértices, arestas e ângulos.
Podem ser propostos desafios estimulantes às crianças, como quem consegue montar determinada forma em menor tempo, ou o maior número de formas, entre outras que divertem e consolidam aprendizagens.
Sólidos Geométricos
Os sólidos geométricos são materiais importantíssimos para a vivência das crianças com as representações das figuras tridimensionais. Com o manuseio dos prismas, pirâmides e esferas é possível compreender conceitos de face, vértice, aresta e base e relacioná-los a outras formas presentes na natureza e sociedade.
Tangram
O famoso quebra-cabeças chinês composto por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e um paralelogramo) continua sendo uma ótima estratégia de consolidação da aprendizagem dos polígonos, além de estimular a criatividade, uma vez que possibilita a construção de várias figuras diferentes.
É muito importante que, antes de sugerir às crianças a montagem de figuras, os professores explorem bastante o conceito de polígono, a construção de quadrados com duas, três, quatro e seis peças, pois dessa maneira fica mais fácil ao aluno avançar para a percepção de como as figuras podem ser construídas.
O tangram permite uma inter-relação com a linguagem artística, uma vez que a variedade de figuras formadas permite a composição de belos painéis.
Software Educativo Tangram
O software Tangram possibilita a ampliação dos conhecimentos sobre a geometria plana no ambiente virtual. Ele complementa a vivência das peças manuais do tangram e favorece a interação dos estudantes que, em geral, gostam muito de jogos virtuais.
É um jogo de fácil acesso e que pode ser utilizado na sala de informática da escola, proporcionando vivências muito estimulantes.
Uma boa dica para a ampliação dos conhecimentos sobre esse jogo educativo é a leitura do texto: O jogo computacional tangram: um objeto de aprendizagem da geometria
Massa de modelar
A massa de modelar é um material comum ao contexto da sala de aula e que pode ser um ótimo recurso para consolidar o conceito de sólidos geométricos. Os alunos podem ser desafiados a moldar prismas, esferas e pirâmides e com elas construírem outras formas interessantes.
No link http://pt.slideshare.net/solangegoulartdesouza/sugesto-de-sequencia-didatica-figuras-geomtricas-doraci você pode conferir uma criativa sequência didática produzida por uma professora do município de Biguaçu utilizando esse material.
Literatura
O acesso a textos literários de qualidade é um dos direitos de aprendizagem das crianças do Ciclo de Alfabetização e há várias produções literárias que, além de proporcionarem o contato do aluno com narrativas de qualidade, também potencializam aprendizagens de conceitos da Geometria.
Entre os livros, destacamos:
Há ainda muitos outros títulos adequados à ampliação do letramento e dos conceitos da Geometria. É importante apenas pesquisar e planejar a melhor maneira de utilizar esse recurso com as crianças.
A vivência de situações lúdicas é essencial à ampliação dos conhecimentos dos estudantes e melhoria das relações interpessoais no contexto escolar.
Para completar o acervo de possibilidades, vale a pena rever a atividade organizada pela Revista Nova Escola que apresenta uma experiência com o jogo detetive de formas:
Ao final do encontro, os professores puderam vivenciar uma oficina de geometrização.
É ou não é produtivo unir geometria à expressão artística?
A vivência de situações lúdicas é essencial à ampliação dos conhecimentos dos estudantes e melhoria das relações interpessoais no contexto escolar.
Para completar o acervo de possibilidades, vale a pena rever a atividade organizada pela Revista Nova Escola que apresenta uma experiência com o jogo detetive de formas:
Ao final do encontro, os professores puderam vivenciar uma oficina de geometrização.
É ou não é produtivo unir geometria à expressão artística?
Nenhum comentário:
Postar um comentário