sábado, 15 de novembro de 2014

EIXO ESTRUTURANTE GEOMETRIA: SAINDO DO FINAL DO LIVRO E ENTRANDO NO COTIDIANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Relatos dos cursistas PNAIC no encontro de abordagem do eixo estruturante "Geometria" confirmam a hipótese de que esse tema era pouco trabalhado no Ensino Fundamental. Um dos motivos era a sua abordagem nos capítulo finais dos livros didáticos, material preponderante no contexto escolar.

Essa realidade vem mudando e os estudos atuais destacam a necessidade de garantir os direitos de aprendizagem da criança em todos os eixos estruturantes da Matemática: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Pensamento Algébrico e Educação Estatística.

Dessa maneira, a Geometria vem ganhando mais espaço na sala de aula e, portanto, mais espaço também nos ambientes de formação dos professores.

Para abordar o tema com os cursistas PNAIC, os Orientadores de Estudo questionaram seus conceitos prévios sobre o termo Geometria. Entre as principais respostas se destacaram a referência ao conceito de medida da terra, revelada pela construção da palavra: Geo: Terra; Metria: Medida.

Em grande parte, referir-se à Geometria corresponde aos conceitos de medida dos espaços, mas certamente os amplia e permite inter-relações com outros eixos estruturantes e outras áreas do conhecimento. 

O estudo do Caderno 5 do PNAIC amplia nosso olhar sobre o tema e destaca quais direitos de aprendizagem precisam ser garantidos aos alunos  e, principalmente, de que maneiras isso é possível considerando a importância da ludicidade nessa fase da infância.





Para vivenciar algumas atividades lúdicas com o eixo Geometria, os professores alfabetizadores tiveram a oportunidade de explorar diversos materiais nas seguintes oficinas: Geolig; Sólidos Geométricos;  Tangran;  Software Educativo Tangram; Massa de Modelar e Literatura;

Geolig




O Geolig é um material que permite ao estudante montar representações de formas geométricas, com destaque para a percepção de vértices, arestas e ângulos. 

Podem ser propostos desafios estimulantes às crianças, como quem consegue montar determinada forma em menor tempo, ou o maior número de formas, entre outras que divertem e consolidam aprendizagens.

Sólidos Geométricos



Os sólidos geométricos são materiais importantíssimos para a vivência das crianças com as representações das figuras tridimensionais. Com o manuseio dos prismas, pirâmides e esferas é possível compreender conceitos de face, vértice, aresta e base e relacioná-los a outras formas presentes na natureza e sociedade.

Tangram



O famoso quebra-cabeças chinês composto por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e um paralelogramo) continua sendo uma ótima estratégia de consolidação da aprendizagem dos polígonos, além de estimular a criatividade, uma vez que possibilita a construção de várias figuras diferentes. 

É muito importante que, antes de sugerir às crianças a montagem de figuras, os professores explorem bastante o conceito de polígono, a construção de quadrados com duas, três, quatro e seis peças, pois dessa maneira fica mais fácil ao aluno avançar para a percepção de como as figuras podem ser construídas.

O tangram permite uma inter-relação com a linguagem artística, uma vez que a variedade de figuras formadas permite a composição de belos painéis.

Software Educativo Tangram



O software Tangram possibilita a ampliação dos conhecimentos sobre a geometria plana no ambiente virtual. Ele complementa a vivência das peças manuais do tangram e favorece a interação dos estudantes que, em geral, gostam muito de jogos virtuais.

É um jogo de fácil acesso e que pode ser utilizado na sala de informática da escola, proporcionando vivências muito estimulantes.

Uma boa dica para a ampliação dos conhecimentos sobre esse jogo educativo é a leitura do texto: O jogo computacional tangram: um objeto de aprendizagem da geometria

Massa de modelar



A massa de modelar é um material comum ao contexto da sala de aula e que pode ser um ótimo recurso para consolidar o conceito de sólidos geométricos. Os alunos podem ser desafiados a moldar prismas, esferas e pirâmides e com elas construírem outras formas interessantes.

No link http://pt.slideshare.net/solangegoulartdesouza/sugesto-de-sequencia-didatica-figuras-geomtricas-doraci você pode conferir uma criativa sequência didática produzida por uma professora do município de Biguaçu utilizando esse material.

Literatura





O acesso a textos literários de qualidade é um dos direitos de aprendizagem das crianças do Ciclo de Alfabetização e há várias produções literárias que, além de proporcionarem o contato do aluno com narrativas de qualidade, também potencializam aprendizagens de conceitos da Geometria.

Entre os livros, destacamos:


Livro - Incrível Poção Mágica, Uma


Há ainda muitos outros títulos adequados à ampliação do letramento e dos conceitos da Geometria. É importante apenas pesquisar e planejar a melhor maneira de utilizar esse recurso com as crianças.

A vivência de situações lúdicas é essencial à ampliação dos conhecimentos dos estudantes e melhoria das relações interpessoais no contexto escolar.

Para completar o acervo de possibilidades, vale a pena rever a atividade organizada pela Revista Nova Escola que apresenta uma experiência com o jogo detetive de formas:




Ao final do encontro, os professores puderam vivenciar uma oficina de geometrização. 

É ou não é produtivo unir geometria à expressão artística?





Nenhum comentário:

Postar um comentário