domingo, 19 de outubro de 2014

EIXO NÚMERO E OPERAÇÕES: CONSOLIDANDO ALGUNS CONCEITOS

Número e operações é, sem dúvida, um dos eixos mais abordados no Ciclo de Alfabetização uma vez que garantir seus direitos são fundamentais para que os estudantes compreendam o sentido numérico e sejam capazes de formular e solucionar situações problemas dos campos conceituais aditivos e multiplicativos.


A fim de consolidar alguns conceitos envolvendo esse eixo, os cursistas PNAIC compararam a pesquisa efetuada por Délia Lerner e Patrícia Sadovsky, divulgada no Livro "Didática da Matemática", ao documento "Elementos Conceituais para Definição dos Direitos de Aprendizagem". Segue abaixo uma síntese desse trabalho:




















De maneira geral, o resultado da pesquisa de Délia Lerner e Patrícia Sadovsky vai ao encontro da perspectiva de direitos de aprendizagem apresentadas no material do Pacto, pois reconhece que as crianças quando ingressam na escola já constituíram algumas hipóteses sobre o sistema de numeração decimal e precisam ampliá-las, por meio de atividades problematizadoras que as validem ou as reconstruam, promovendo avanços em sua aprendizagem.

A opção pela abordagem dos números e operações sob a ótica dos campos conceituais é sem dúvida inovadora e vem a cada dia favorecendo a conceitualização dos estudantes, revelando que não basta aprender a técnica operacional, é preciso contextualizá-la em situações significativas e diversificadas.


Continuamos nossos objetivos e nada melhor para descontrair que um pouco de poesia. 
Millôr Fernandes soube retratar muito bem alguns problemas da Matemática em seu "Poema Matemático". Vale a pena ler de novo!





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