domingo, 16 de novembro de 2014

GRANDEZAS E MEDIDAS: AFINAL A QUE SE REFEREM ESSES CONCEITOS?

Grandezas e medidas parecem termos sinônimos, entretanto as grandezas são os atributos passíveis de serem medidos, enquanto as medidas são formas de comparar grandezas da mesma espécie.

Volume, massa, comprimento, tempo, velocidade, temperatura, capacidade, custo são grandezas que podem ser medidas, ou seja, comparadas. É essa relação entre grandezas e medidas que deu nome a esse eixo estruturante importantíssimo ao Ciclo de Alfabetização.

Para iniciar o tema com os cursistas foi proposta a leitura do livro "Quem vai ficar com o pêssego", no qual as personagens desejam comer o pêssego e iniciam uma disputa que consiste em comparar suas grandezas. Ao longo da história, a personagem vitoriosa nos surpreende com seu poder de argumentação. 

Vale a pena ler essa história para as crianças, pois, além de potencializar a vivência em grandezas e medidas, possibilita a interface com outras áreas do conhecimento.



Após a leitura, os professores alfabetizadores vivenciaram a experiência de medir o desenho de uma girafa com objetos não convencionais: barbante, canudos, palitos e comparar seus resultados. 



Ao longo da história da humanidade, a necessidade de comparar grandezas para diversas finalidades requisitou ao homem o uso de recursos de medição. 

É possível que o primeiro recurso tenha sido o próprio corpo de onde advêm os termos: polegadas, braças, jardas, palmos entre outros. Com a ampliação da necessidade de uso desses recursos devido às relações comerciais entre os povos, foi preciso constituir convenções que pudessem ser equivalentes em qualquer território. 

Dessa necessidade, surgem os conceitos de quilômetros, metros, centímetros, quilograma entre outras unidades de medidas de grandezas





É importante que os estudantes no Ciclo de Alfabetização tenham a oportunidade de vivenciar medidas não convencionais de maneira lúdica e produtiva. Atividades envolvendo medidas de grandezas diversas promovem a compreensão dos conceitos de grandezas e medidas e justificam a necessidade de aprendermos também sobre as medidas convencionais.

A tabela a seguir apresenta uma possibilidade de sistematização sobre algumas medidas e só deve ser organizado com as crianças depois de interações diversas que considerem também a validade do uso de medidas não convencionais.



Para consolidar o tema e constituir repertório de práticas possíveis ao Ciclo de Alfabetização, os professores alfabetizadores participaram de um circuito de grandezas e medidas.




As interações com a medição de grandezas, além de muito divertidas, ratificam a necessidade de oportunizar aos alunos essa vivência, mobilizando sua reflexão sobre o tema e ampliando seu repertório.

Os slides a seguir apresentam problematizações necessárias para consolidar aprendizagens sobre o tema.
















Ao final, os professores assistiram ao vídeo "Medindo objetos estáticos" da Coleção Matemática é D+ a fim de ampliar o repertório de práticas  sobre o assunto.


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