quarta-feira, 14 de outubro de 2015

KIUSAM DE OLIVEIRA E LUCIENE CAMPOS NO IMPACTOS DO PACTO: MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR E ENCANTAR

A Arte Educadora, dançarina, contadora de histórias e especialista em africanidades Kiusam de Oliveira estará presente no segundo encontro "Impactos do Pacto no Ciclo de Alfabetização" que reunirá todas as turmas PNAIC no CEU Casa Blanca, dia 24/10/2015, a partir das 8h.




Vale a pena conhecer a trajetória dessa autora e suas publicações dedicadas ao público infanto juvenil: "O Mundo no Black Power de Tayó", que compôs o acervo do Leituraço encaminhado às EMEFs em 2014, "Omo-Obá: Histórias de Princesas" e "O Mar que banha a Ilha de Goré".


Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo“fofo, lindo e cheiroso”“Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”, responde a garota para os colegas. Com essa narrativa, a autora transforma o enorme cabelo crespo de Tayó numa metáfora para a riqueza cultural de um povo e para a riqueza da imaginação de uma menina sadia.


Omo-Oba: Histórias de Princesas é um livro que privilegia o recontar de mitos africanos, muito divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral e que reforçam os diferentes modos de ser femininos. 

Os seis mitos apresentados têm o objetivo de fortalecer a personalidade de meninas de todos os tempos.


É uma história emocionante onde a autora apresenta um diálogo entre Kika - uma menina brasileira - e seu ancestral mais antigo, o mar. Tudo isso, ambientado na Ilha de Goré, no Senegal. Nesta Ilha, Kika aprofunda seus conhecimentos sobre ancestralidade.

As narrativas de Kiusam estão profundamente preocupadas com a interculturalidade, o respeito à diversidade e à valorização da cultura negra e afro-brasileira. Temáticas amplamente discutidas ao longo dos encontros formativos PNAIC e que ultrapassam datas específicas no calendário para se tornar Projeto Político Pedagógico vivenciado cotidianamente em todas as Unidades.

O evento também contará com a presença da professora aposentada e bonequeira Luciene Varandas que nos presenteará com uma vivência coletiva de confecção de Abayomis. 

Será uma experiência singular. Veja fotos de vivência semelhante com o Grupo de Orientação de Estudos:




Enfim, o dia 24/10/2015 está imperdível! Histórias, relatos de práticas e muito mais!! Não percam!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário