Neste encontro PNAIC professores e professoras vivenciaram experiências interdisciplinares entre Língua Portuguesa e Arte, linguagens intercambiáveis que expressam a subjetividade do autor por meio da oralidade, da escrita, de imagens ou de gestos.
As atividades foram iniciadas com a leitura do texto "Mania de Explicação" da autora Adriana Falcão. A narrativa poética expressa bem uma característica comum à profissão docente: a mania de explicar tudo, justificada por se exercer o papel de quem ensina e, portanto, supostamente, sempre sabe mais.
O que quer dizer 'ainda'? E 'apesar'? E 'saudade'? E 'antes'? Estas e outras palavras estão neste livro, uma espécie de dicionário poético das coisas consideradas inexplicáveis |
Os participantes destacaram a necessidade de diminuir o foco nas explicações e incentivar a elaboração de questionamentos durante a prática pedagógica. Tal qual a menina do texto, é preciso compreender que professores e professoras não precisam estar sempre no "controle", precisam oportunizar perguntas e orientar a busca pelas respostas.
Na sequência, diversas imagens e poemas foram expostos aos participantes, que foram orientados a escolher uma imagem ou um poema para analisarem.
Depois desse momento, organizaram-se em duplas a partir das relações estabelecidas entre textos e imagens. Por fim, receberam a comanda de construírem um texto poético que dialogasse com a imagem e o texto escolhidos.
Depois desse momento, organizaram-se em duplas a partir das relações estabelecidas entre textos e imagens. Por fim, receberam a comanda de construírem um texto poético que dialogasse com a imagem e o texto escolhidos.
Durante a exposição das produções poéticas, as professoras e professores comentaram que o resultado superou suas expectativas.
A experiência foi um exemplo de que a língua materna e as linguagens artísticas podem ser trabalhadas de maneira prazerosa e funcional no cotidiano escolar. Refletiram também sobre a importância de retirar o foco das correções ortográficas e colocá-lo na riqueza da autoria.
Os slides a seguir apresentam os temas discutidos com o grupo a partir dessa atividade.
Após esse momento, como já havia sido previsto, professores e professoras iniciaram a exposição de seus Portfólios, os Cadernos onde registraram as atividades desenvolvidas ao longo do curso, as impressões pessoais e os projetos vivenciados com seus alunos e alunas do Ciclo de Alfabetização.
Que alegria ver a amplitude do trabalho! Parabéns a todas e todos pela dedicação. Um forte abraço!
ResponderExcluir