terça-feira, 13 de outubro de 2015

GEOGRAFIA E MATEMÁTICA: O LUGAR SOB O ENFOQUE INTERDISCIPLINAR

A interdisciplinaridade foi abordada nesse encontro PNAIC a partir de alguns pontos convergentes entre a Geografia e a Matemática, a partir do tema "Lugar/lugares". 

O conceito de lugar envolve as relações entre tempo, espaço, território, identidade cultural e diversidade e, de alguma maneira, permite a abordagem de todas os componentes curriculares.

Para início de conversa, professores e professoras analisaram essas relações interdisciplinares na divertida composição da dupla Palavra Cantada "Ora bolas". 



Para ampliar esse conceito, professores e professoras se organizaram em grupos nos quais receberam três imagens do Livro "Seca" de André Neves para organizá-las em uma sequência narrativa.


Essa proposta exigiu que o grupo chegasse a consensos em suas escolhas, pois, dependendo da ordem das imagens, a narrativa remeteria a outra relação com o espaço. Também incentivou a observação das expressões faciais e de outros elementos da linguagem visual. 

 





 


Os(as) participantes destacaram a diferença entre as expressões infantis e adultas revelando uma maneira diferente de viver a realidade imposta pela prolongada estiagem. Nas imagens, crianças e adultos estão participando da busca pela água, mas apenas as crianças constroem um tempo e um espaço imaginários constituídos por meio da brincadeira com os barcos de papel. 

Buscando interfaces com a Matemática, os grupos propuseram questionamentos sobre a distância entre o ponto de chegada e o ponto de partida dessa viagem. Comentaram que a construção dos barcos de papel requer uso de saberes que envolvem a Geometria. Enfim, destacaram que, dependendo da abordagem no Ciclo de Alfabetização, o trabalho pedagógico com estas imagens favorece a garantia de direitos de aprendizagem da Matemática e da Geografia, intermediados pela Língua Portuguesa.

Outra obra que permite uma análise similar é o Voo da Asa Branca, que dialoga com a composição "Asa Branca" de Luiz Gonzaga.



Após essas análises, o grupo debateu sobre a importância de que outras imagens do Nordeste também sejam apresentadas, uma vez que a região abarca uma diversidade de territórios e manifestações culturais que, por vezes, são invisibilizadas no espaço escolar.





Um bom exemplo de valorização da cultura Nordestina é a composição "Norte e Nordeste me veste" do Rapper Rapadura Xique Xico. Vale a pena conhecer:





A indumentária de Lampião e Maria Bonita representa e valoriza a cultura local nordestina.

Nesse contexto, os grupos foram convidados a produzir um livro ilustrado a partir da seleção de cenas da música "O Xote das Meninas", no qual o espaço agreste é cenário para uma narrativa sobre o despertar da paixão na adolescência.



Antes da apresentação das produções dos grupos, todos e todas assistiram ao trailer do documentário de Win Wenders e Juliano Salgado "O Sal da Terra", que apresenta parte da trajetória profissional de Sebastião Salgado e evidencia a importância e singularidade da observação.



As cenas representadas pelos(as) cursistas comprovaram a frase de Sebastião Salgado durante o documentário: "Se você colocar muitos fotógrafos no mesmo lugar todos farão fotos muito diferentes".











Após esse momento, foi proposta aos professores e professoras a análise das imagens a seguir no intuito de perceber detalhes de espaços diversos na cidade e uma crítica à chamada crise hídrica vivenciada pela metrópole paulistana nesses últimos meses em relação à frequente seca nordestina.




As duas últimas imagens nos permitem refletir sobre causas e consequências de uma crise hídrica, situando o problema da seca para além de causas climáticas e territoriais e ampliando seu foco para o papel das políticas públicas.

O excerto a seguir retirado do livro de Nestor André Kaercher, "Ler e escrever a Geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espaço", expressa com perfeição a abordagem do tema espaço em uma perspectiva interdisciplinar.

O encontro foi finalizado retomando a importância das vivências interdisciplinares no Ciclo de Alfabetização e a possibilidade de ampliação do tema com a leitura do Caderno 3 "Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização".


Nenhum comentário:

Postar um comentário