segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

IMPACTOS DO PACTO NO SEMINÁRIO FINAL

No sábado, 24/10/2015, o Seminário "Impactos do Pacto no Ciclo de Alfabetização" realizado no CEU Casa Blanca marcou com sucesso o final dos encontros formativos PNAIC 2015, mas não o encerramento do formação que continua com demandas de preenchimento de avaliações e atividades obrigatórias no ambiente virtual simec.mec.gov até o término deste ano.

Em um clima de descontração, professores e professoras compuseram e apreciaram a exposição das esculturas moldadas durante a Oficina "Linhas e Formas" e tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com a escritora Kiusam de Oliveira.





A abertura oficial do Seminário foi realizada pelo Diretor Regional de Educação DRE Campo Limpo, Alexandre Ferreira Cordeiro, que cumprimentou e parabenizou os/as participantes pela disposição ao longo dessa jornada de estudos e práticas pedagógicas em prol da alfabetização e letramento de estudantes do Ciclo de Alfabetização.



Em seguida, Kiusam de Oliveira presenteou a plateia com a história título de seu livro: "O mundo no Black Power de Tayó", narrativa sobre uma menina negra que se orgulha de seu cabelo black power e o enfeita das mais diversas formas tornando-o um importante símbolo de  beleza e autoafirmação.

Kiusam ampliou nossos conhecimentos sobre a história do Movimento Black Power e as lutas e resistências do Movimento Negro no Brasil pela  garantia de direitos e pela implementação das Leis 10639/2003 e 11.645/2008, bem como sobre a importância da luta feminina, destacando a figura de Rosa Parks que, em 1955, se impôs contra a segregação racial nos Estados Unidos da América.



Na sequência, professores e professoras receberam orientações da representante de DOT-P DRE Campo Limpo, Elza de Lima Ferrari, sobre o preenchimento do SISPACTO, sistema de monitoramento do PNAIC, espaço virtual que precisa ser acessado por professores e professoras para cadastro de informações pessoais, inclusão da turma de alfabetização na qual lecionam, avaliação dos encontros formativos, preenchimento das atividades obrigatórias e acompanhamento da aprovação dos benefícios.


















As avaliações e atividades obrigatórias geralmente estão disponíveis no sistema no dia 15 de cada mês e não podem deixar de ser preenchidas e salvas, pois, caso contrário, o/a cursista não receberá o benefício nem tampouco o certificado da UNESP, Universidade responsável pela formação, mesmo que tenha frequentado os encontros presenciais.



Após esse momento informativo, as professoras Sirlene e Silmara e o professor Renato Fagundes apresentaram seus relatos de práticas pedagógicas nas turmas do Ciclo de Alfabetização em que lecionam.




A professora Sirlene Araújo Dias desenvolveu com sua turma do Ciclo de Alfabetização na EMEF Airton Arantes Ribeiro o Projeto "Um Zoom no Território". Acompanhe abaixo o relato.

"Iniciamos o estudo investigando nossa forma de olhar, analisar um contexto e compreender que coisas estão contidas em que, no caso, o que está dentro do município e o município esta dentro de onde. Pra esta primeira etapa, projetei o livro Zoom, de Istvan Banyai, a cada página íamos levantando hipóteses sobre o que víamos, e nos surpreendíamos com o cenário que se apresentava na página seguinte, lentamente estudamos cada página do início para o final (diminuindo o zoom) e do final para o começo (aumentando o zoom).
A segunda etapa deste trabalho foi transportar este olhar do zoom para a investigação de mapas, para isso pendurei na lousa os seguintes mapas nesta ordem: primeiro o mapa político do município de São Paulo, por cima deste o mapa político do estado de São Paulo, por cima deste o mapa político do Brasil, por cima deste o mapa política do continente America Latina, por cima deste o mapa múndi. Investigamos cada mapa, observando os detalhes, que aprendemos no livro zoom - aprendemos que os detalhes é que nos mostram que as coisas podem não ser o que parecem à primeira vista - a cada mapa que era retirado de cima percebíamos que dávamos um "zoom", ou seja, o mapa de baixo focava num detalhe percebido no mapa anterior. Fizemos assim até chegar no mapa do município, destacando o que esta dentro de quê.
A terceira etapa foi explorar um vídeo que fiz usando o Google Earth e no qual identifico nossa escola a partir do universo, embora a velocidade deste zoom seja grande no vídeo, eu fui apresentando dando pausas e relembrando cenários, contornos que vimos nos mapas impressos. Quando chegamos na região metropolitana de São Paulo, destaquei para eles a diferença de cores que se percebe vendo do alto. Já tínhamos estudado o conceito de área urbana e rural, então resgatei este estudo para mostrar como estas regiões se percebem no mapa, eles notaram o grande cinza na paisagem da área urbana. Quando a imagem foi se aproximando, sendo possível perceber detalhes como casas e ruas, alguns reconheceram o bairro, aproveitei para relembrar o conceito de visão vertical, que também já tínhamos estudado antes. o Vídeo acaba na escola, eles adoraram e se surpreenderam, nem todos reconheceram a escola sozinhos, precisei apontar algumas referências do entorno. Em seguida, desenhei por cima da imagem projetada (eu projeto sobre a lousa), desliguei o aparelho e eles perceberam o contorno das ruas, da escola e de algumas casas, retomamos nosso estudo sobre plantas e croquis.
A última etapa desta sequência foi o trabalho com o mapa da região metropolitana de São Paulo, entreguei impresso para cada um dos alunos o mapa em branco, pedi para eles pintarem primeiro a cidade de São Paulo, depois os municípios vizinhos, somente os que "encostavam" em alguma parte do nosso município, então expliquei o conceito de divisas.
Finalizamos a sequência de atividades cantando a música "Ora bolas" do grupo Palavra Cantada". 

A professora Silmara da Silva relatou o Projeto "Brincando de Cientista" vivenciado com o segundo ano da EMEF Palimércio de Rezende. Essa sequência de atividades foi desencadeada pela adesão da escola ao Projeto "Na Mesma Mesa" que revelou consumo excessivo de sódio pelas crianças.

A partir dos resultados dessa pesquisa, Silmara vivenciou com as crianças a Experiência "Afunda não afunda" com a qual iniciou um processo de compreensão sobre a ação do sódio no organismo e os benefícios de consumir uma alimentação mais saudável.



O Professor Renato Fagundes, do CEU EMEF José Saramago, apresentou à plateia o Projeto interdisciplinar "Cartões Postais: nosso jeito de voar" a partir do qual as crianças do primeiro ano puderam ampliar seu processo de letramento com um gênero textual com o qual tinham pouca experiência. 

Essa proposta, vivenciada pelo professor Renato em anos anteriores, foi ressignificada com pedidos de que amigos e amigas durante suas viagens encaminhassem cartões postais à sua turma de estudantes. Assim que eram recebidos, o Professor compartilhava a leitura com a turma, situava geograficamente a região visitada pelo remetente e propunha uma sequência de atividades significativas sobre o tema. Foram recebidos diversos cartões de várias localidades, inclusive de Portugal, enviado pelo Diretor Regional da DRE Campo Limpo.

Depois de muitas vivências com o gênero cartão postal, as crianças foram orientadas à produção de um cartão da EMEF José Saramago, para o qual escolhiam um ponto de referência que julgassem importante de ser apresentado aos destinatários. O resultado foi divulgado a toda escola e significou uma verdadeira forma de viajar com os estudantes

Na sequência, a Orientadora de Estudos Paula apresentou o Portfólio da Professora Edite Baliza sobre a formação PNAIC, destacando a importância do registro durante o processo formativo. O registro de um percurso formativo precisa fazer sentido para quem o produziu, não deve ser feito apenas para cumprir uma obrigação formal. É fato que os Portfólios são uma das demandas do processo educativo, mas deve, principalmente, ser significativos para o professor e a professora que o organizam para melhor acompanhar, avaliar e redirecionar o processo de aprendizagem.

Após os relatos, a arte-educadora Luciene Campos contou à plateia a história das tradicionais bonecas Abayomis e ensinou um de seus métodos para confeccioná-las. Foi um momento único de produção coletiva que teve o apoio da equipe de Orientadores de Estudo. 





Com a produção das Abayomis e o sorteio de duas lindas bonecas confeccionadas por Luciene Campos, o nosso precioso encontro foi encerrado lembrando a todos e todas que as atividades virtuais continuarão como demandas no sistema até o mês de dezembro de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário