segunda-feira, 6 de julho de 2015

ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

O encontro PNAIC sobre concepções e práticas envolvendo o ensino de Geografia foi iniciado com a leitura do livro "O menino e a gaiola" de autoria de Sônia Junqueira e ilustrações de Mariângela Haddad. Ele compõe o acervo de obras complementares enviadas pelo MEC às unidades em 2013.


A temática também envolve o ser humano e sua relação com o espaço, mais amplamente compreendido como território, abarcando conflitos e disputas de poder. Além disso, por ser constituído apenas de imagens favorece a oralidade e a construção do conceito de sequência narrativa, na qual o personagem passa por uma transformação. O menino que estava feliz por aprisionar um pássaro no início da narrativa, experimenta outra sensação ao final da história.

Ao longo da história da escolarização, muitas abordagens da Geografia estiveram presentes no cotidiano da escola e algumas ainda sobrevivem, o que nos permite pensar em Geografias.



Nos slides a seguir, organizados pelo Professor Hugo Luiz de Menezes, integrante da Equipe SME, podemos acompanhar algumas dessas abordagens estudadas com os(as) participantes do PNAIC na DRE Campo Limpo.















Para ampliar a compreensão sobre o conceito de território foi proposto aos(às) participantes a observação de dois vídeos: 






Diante da indagação "Que aspectos do território estão evidenciados nos vídeos?", professores e professoras destacaram que o primeiro vídeo apresenta um bairro da periferia, com suas habitações características e infra-estrutura precária, além disso a canção é um rap, estilo musical também vítima de preconceito. 

Na verdade, o que nomeamos como preconceito é resultado da construção de uma imagem que associa as classes sociais desfavorecidas à marginalidade, invisibilizando a falta de investimentos das políticas públicas nessas regiões e, por conseguinte, a falta de oportunidades de sua população.

No segundo vídeo, professores e professoras ficaram impressionados(as) com a triste história de transformação dos rios e lagos de São Paulo em córregos e esgotos em nome da urbanização e de interesses de indústrias, entre as quais a automobilística. 

As transformações do território paulistano desconsideraram as características da região e visaram lucros a curto prazo sem avaliar grandes prejuízos futuros. Nesse sentido, é importante que, durante a abordagem pedagógica de temas como enchentes, esses problemas sejam analisados não apenas como resultado do lixo jogado nas ruas, mas principalmente de transformações ambientais.


O estudo da Geografia no Ciclo de Alfabetização precisa contribuir com a noção de pertencimento, com a reflexão e autonomia do estudante e com a garantia dos demais direitos de aprendizagem.






Os direitos de aprendizagem estão organizados em eixos estruturantes de maneira a favorecer sua abordagem.




Depois desse estudo, professores e professoras foram desafiados à construção em grupo de uma sequência de atividades que favorecesse a abordagem de cada um dos eixos estruturantes acima descritos e que pudesse ser desenvolvida com seus alunos do Ciclo de Alfabetização.

A tarefa foi muito produtiva e resultou em boas propostas posteriormente compartilhadas no grande grupo.

Para finalizar o encontro de maneira sensível ao olhar das crianças sobre o território, apresentamos o vídeo "Caminhando com Tim Tim", no qual a mãe acompanha, observa e narra as vivências do filho durante o percurso que faz com ele cotidianamente da sua residência até a casa da avó.


Uma excelente oportunidade de repensarmos nossa relação com tempos e espaços: "Tim-tim!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário