Nesses dois anos de formação PNAIC, a prática do registro dos encontros formativos foi frequente, bem como o incentivo e orientação sobre o papel do registro no cotidiano escolar.
Na tese "A construção de prática de registro e documentação do trabalho pedagógico da Educação Infantil" de Amanda Marques, o registro é situado como produtor de memória e identidade que pode favorecer o desenvolvimento de posturas reflexivas e investigativas sobre as práticas ao se tornar ação sistemática de reflexão sobre as experiências, caminhando da descrição à análise das situações narradas.
A experiência dos registros nos encontros PNAIC também manteve a intencionalidade de promover reflexões, investigações e ações e por isso todos os cursistas foram incentivados a registrar ao menos um dos encontros da maneira como se sentisse mais à vontade.
A referência ao registro por vezes nos remete à produção de um documento formal, uma ata que descreve item a item os acontecimentos do dia, entretanto, o registro é uma ação autoral e é importante que seu autor o construa conforme sentimentos e necessidades.
O registro é sempre uma seleção, uma edição organizada com determinada intencionalidade e relacionado à subjetividade. Dessa maneira, o registro terá sempre marcas de sua autoria, pautadas pelas escolhas do gênero, do léxico, dos fatos narrados ou omitidos.
Essa diversidade de registros caracterizou a prática dos professores alfabetizadores ao realizarem os registros PNAIC o que gerou uma série de registros diferenciados sobre os encontros formativos. Foram diversos os gêneros escolhidos: poemas, crônicas, fábulas, contos de fadas entre outros.
No II Seminário dos Professores Alfabetizadores, alguns desses registros foram divulgados e receberam a admiração de todos. Entre eles, a "Lenda da decimal", produzido pela professora Mariana Gonçalves, da EMEF M'Boi Mirim I.
As professoras Maria José Marques, Raquel Alves Pessoa e Solange Gerônimo, todas da EMEF Paulo Colombo, também se destacaram com a produção de um poema de grande sensibilidade e criatividade.
A professora Márcia Cristina Gomes de Freitas, EMEF Irmã Dulce, também vivenciou essa experiência de escrever um emocionante registro poético.
As professoras Nildete da Silva e Maria Lucia, ambas da EMEF Gianfrancesco Guarnieri, inovaram na produção de um boletim informativo como registro de um dos encontros.
Encantamento é descobrir
Descobrir é encantar
Encantar com símbolos
Simbologia numérica
Descobrir no deleite da leitura
Encantar...
“Apostando com o Monstro”
Que desencantado ficou
Ao descobrir que ser monstro
Bom não é não...
É ruim, sim senhor...
E descobrir o encantamento
Em ter amigos, isso é bom
Sim, senhor!
Descobrir a grandeza do amor....
Da amizade...
Encantar é educar,
Descobrir,
Quantificar,
Pesquisar,
Tabular,
Graficamente informar.
A estatística
Ah, a estatística...
Como conduz ao real
Encantamento é ler
Leitura do mundo fazer
Parece profundo?
Sim, senhor!
Com e estatística a leitura do
mundo
É real.
Ler o mundo
É encantar-se.
Encantar é amar
Amar é descobrir
Descobrir...
Tantas e tantas formas
De ensinar
Vejam com pictograma
Um gráfico vou criar
E, quem diria,
Até sorvete nessa aula degustar!
Encantar é representar
Graficamente...
Sim, com gráficos de setores,
E de linhas também
Podemos encantar e reencantar
Podemos criar e recriar,
Pesquisar,
Analisar,
Combinar de várias formas
E utilizar a análise
combinatória,
Permutação...
Onde ordenamos lado a lado
Utilizando todos os dados.
Complicado?
Não, senhor.
E o produto cartesiano
Onde utilizamos todos os dados
Sem ordenar.
Vamos ter que pensar!
E um arranjo, então?
Não utilizamos todos os dados,
não.
Mas há uma ordem, sim senhor.
E se queremos combinação!
Não é necessário ordenar
E não precisa todos os dados
utilizar...
E segue o encanto
Encantar é desafiar
Chegou o momento
Dos grupos de cada situação
Problema criar...
Com esse encanto de pessoa...
Cristina é seu nome,
Sua missão é a Matemática
ensinar,
Mas para nós, além disso,
Ela sabe encantar!
Você sabe!
Esse grupo todo encanta!
Trocando suas experiências
Cada colega segue...
Mostrando sua prática
Enriquecendo as aulas de
matemática.
Essa ciência exata...
Exata, sensata e que se encontra
Em todas as coisas
Também tem seu encanto
Como sabe encantar
Na música,
Na arte,
Na vida...
Seu encanto segue
Encantar
É aprender a amar
Amar é encantar
As professoras Nildete da Silva e Maria Lucia, ambas da EMEF Gianfrancesco Guarnieri, inovaram na produção de um boletim informativo como registro de um dos encontros.
E o Professor Reginaldo Ferraz da EMEF Mauro Faccio Zacaria revelou seu enorme talento para o desenho e a escrita ao escrever e ilustrar a narrativa "No país dos sólidos".
Ainda foram apresentados no Seminário o vídeo produzido pela Professora Patrícia Pinheiro da EMEF Anna Silveira Pedreira, estabelecendo as interfaces entre Linguagem e Matemática, e o evento terminou com a emocionante homenagem prestada pela professora Simone Alves, em nome da turma PNAIC e dos amigos da EMEF Paulo Patarra, à Professora Maria Antunes que está às vésperas da aposentadoria, mas continua participando das formações com muito empenho e ampliando as possibilidades pedagógicas de seus alunos.
Parabéns Professora Maria Antunes! Parabéns professoras e professores alfabetizadores da DRE Campo Limpo!
Ainda foram apresentados no Seminário o vídeo produzido pela Professora Patrícia Pinheiro da EMEF Anna Silveira Pedreira, estabelecendo as interfaces entre Linguagem e Matemática, e o evento terminou com a emocionante homenagem prestada pela professora Simone Alves, em nome da turma PNAIC e dos amigos da EMEF Paulo Patarra, à Professora Maria Antunes que está às vésperas da aposentadoria, mas continua participando das formações com muito empenho e ampliando as possibilidades pedagógicas de seus alunos.
Parabéns Professora Maria Antunes! Parabéns professoras e professores alfabetizadores da DRE Campo Limpo!
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