segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PNAIC 2014: Somando e multiplicando as ações pedagógicas no Seminário Final

Em continuidade às ações formativas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, é com prazer que apresentamos o “2.º Seminário dos Professores Alfabetizadores de Campo Limpo”. A semente germinada em 2013 ressurge em 2014 com raízes mais fortes e frutos ainda mais saborosos.

Desenvolvido pelos e para os professores alfabetizadores, o presente evento apresenta alguns desses frutos constituídos pelo aprofundamento conceitual e prático compartilhado nos encontros formativos PNAIC, nos horários coletivos nas unidades escolares e, sobretudo, na vivência da aula e contato com os saberes dos estudantes.

Em continuidade aos propósitos de valorização docente, a formação na região do Campo Limpo confirmou a importância do trabalho coletivo, do estudo contínuo, da autonomia e olhar cuidadoso para os alunos, interagindo e oportunizando a todos seus direitos de aprendizagem.

Os relatos divulgados comprovam o processo de luta vivenciado pelos educadores que buscam, em sua prática diária, (re)construir conhecimentos e transformar suas salas de aula em espaços de ação, reflexão e ação.

Mais uma vez agradecemos e parabenizamos as professoras e professores que somaram e multiplicaram suas ações, subtraindo angústias e dividindo conosco suas experiências.

Bons trabalhos a tod@s!

Maria Cecília Carlini Macedo Vaz
Elza de Lima Ferrari
Elenita Santana de Almeida
Responsáveis pelo PNAIC na DOT-P/DRE Campo Limpo

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O texto acima apresenta os pressupostos do II Seminário dos Professores Alfabetizadores do Campo Limpo, ação realizada por e para professores. 

O evento aconteceu no dia 29/11/2014, no CEU Campo Limpo, e contou com a participação artística de Aparecido Thomaz, estudioso do violão clássico, professor de Matemática da EMEF De Gaule e Diretor da Escola Reverendo Jacques. 



Matemática e música mantêm estreita relação. Os ritmos, cadências e escalas envolvem medidas de tempo e intensidade, mas o que se destaca é o prazer estético proporcionado. 

Após a belíssima apresentação de Thomaz e seus alunos, Alexandre Ferreira Cordeiro, Dirigente da DRE Campo Limpo, e Maria Cecília Carlini Macedo Vaz (Ciça), Diretora de DOT-P, cumprimentaram os professores alfabetizadores iniciando oficialmente os trabalhos do dia.



Na sequência, o Formador PNAIC SME/UNESP, Professor José Roberto de Campos Lima, iniciou a palestra sobre Pensamento Algébrico, um dos eixos da Matemática, e mobilizou pensamentos na plateia.







Vamos relembrar esses conceitos com os slides abaixo, organizados por José Roberto.






















Prosseguindo por essa estrada da vida, a Orientadora de Estudos Edicleide Urbano, com o apoio dos demais Orientadores e Orientadoras, levantaram a plateia com uma vivência de lateralidade, corpo e movimento. "Baila tu cuerpo":


 

Um dos focos das atividades PNAIC é a ludicidade. A vivência comprova o quanto é possível aprender e se divertir considerando as diversas infâncias presentes na sala de aula. Se é bom para os adultos, imagine para as crianças!

Em continuidade, a mesa temática "Consciência política e responsabilidade docente na ação pedagógica: diversidade e diferença" composta pelas Orientadoras Luciana Miyano e Maria Lúcia Lopes do Prado, e a Diretora de DOT-P, Ciça sensibilizou os participantes.

As explanações abordaram a diversidade e a diferença, considerando a origem dos termos, suas acepções e as consequências advindas das diferenças muitas vezes serem entendidas apenas como desvantagens e, por isso, privarem as pessoas do respeito e do direito à aprendizagem.

Na atualidade, é fato que a educação deve atender à diversidade e que, coletivamente, a escola precisa buscar estratégias para que todos tenham oportunidade de avançar em suas aprendizagens. Para tanto é preciso consciência política e atuação ética na ação docente. 




























Vale a pena rever o curta "Quatro esquinitas de nada" selecionado por Luciano Miyano para ilustrar a necessidade e possibilidade de uma educação que atenda a todos e todas.






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