segunda-feira, 28 de julho de 2014

OS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR!



No sábado, 26/07/2014, todas as 17 turmas PNAIC se encontraram no CEU Casa Blanca no "2.º Encontro dos professores alfabetizadores da DRE Campo Limpo: Jogos e Alfabetização Matemática".




O evento foi marcado pela confraternização e diversão. 
No primeiro momento, a palestra com a professora Maria Helena Souza, assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e especialista em jogos matemáticos, trouxe informações sobre características dos jogos em diversas culturas e, sobretudo, características dos jogos pedagógicos.








Dentre as principais considerações, a professora destacou que os jogos pedagógicos não são livres, uma vez que os professores têm uma intencionalidade pedagógica, entretanto, precisam ser instigantes para os alunos e também garantir aprendizagem e diversão. 

Segundo Maria Helena, jogo pedagógico é sinônimo de jogo cooperativo, sendo redundante a expressão "jogos pedagógicos cooperativos".

Embora estimule certa competição, nenhum jogo pedagógico deve levar um aluno à sensação de fracasso por ter perdido uma partida, pois em seu processo o que está em destaque é a aprendizagem e oportunidade de compartilhar bons momentos com os colegas de sala.

Após as considerações sobre o jogo, a professora Maria Helena promoveu um momento muito divertido com os 400 professores alfabetizadores: um jogo de probabilidade que exigia destreza e sorte.


O desafio não foi fácil, mas a intenção era justamente promover uma experiência semelhante a dos alunos nos momentos em que lhes são apresentados conceitos que ainda desconhecem.

Depois de muito barulho, animação e até premiação aos vencedores, os professores foram para um breve intervalo para compartilhar o lanche coletivo.

No segundo momento, foram realizadas as oficinas de jogos nas salas da EMEF do CEU Casa Blanca. As turmas se organizaram em oito salas, cada uma acompanhada por dois Orientadores de Estudo e puderam vivenciar um circuito com os seguintes jogos pedagógicos:


  • Mancala
  • Metade e dobro
  • Trilha dos sólidos
  • Cara ou coroa
  • Marcando as horas


 

 Foram horas de intensa aprendizagem, comprovando que o trabalho com jogos pedagógicos é coisa séria e tem grandes chances de se tornar prática frequente na Rede Municipal de Ensino.

Vale a pena consolidar esse momento com o fragmento abaixo, disponível no Caderno de Jogos do PNAIC (p. 05).

"É preciso sempre lembrar que a utilização de jogos e brincadeiras na escola, com a finalidade explícita de ensinar, data de meados do século XIX. Considerado como o fundador dos jardins de infância, Friderich Froebel, já naquela época, defendia o seu uso em sala de aula.

Mais recentemente, diversos pesquisadores vêm se debruçando sobre as potencialidades pedagógicas do uso de jogos no ensino de forma geral e em particular na Educação Matemática.

É importante observar que o jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de autoavaliação pelo aluno.

Trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação, uma série de atitudes como: aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras, entre outras.

No entanto, para que o ato de jogar na sala de aula se caracterize como uma metodologia que favoreça a aprendizagem, o papel do professor é essencial. Sem a intencionalidade pedagógica do professor, corre-se o risco de se utilizar o jogo sem explorar seus aspectos educativos, perdendo grande parte de sua potencialidade."

E é assim que o conhecimento é construído... "vivendo e aprendendo a jogar, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário