domingo, 27 de julho de 2014

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

No encontro sobre "Organização do trabalho pedagógico", os professores compartilharam o que haviam destacado na carta enviada à orientadora. Para tanto receberam uma planilha orientadora que solicitava descrição de como organizavam seus planejamentos, que atividades eram mais frequentes, quais práticas já estavam consolidadas e em quais precisariam avançar. 

Grupo: __________________________________________________

Vamos mapear nossas reflexões a partir da tarefa pessoal (carta)

Organização do Planejamento
Atividades
Práticas consolidadas
O que precisamos avançar









A síntese da discussão revelou que o planejamento coletivo ainda não está consolidado em algumas escolas, nas quais há pouco espaço nos horários coletivos para o planejamento semanal e diálogo dos professores do mesmo ano. Felizmente também há unidades em que esses desafios já foram superados. Entre as práticas que precisam ser potencializadas está o trabalho com atividades lúdicas, principalmente os jogos pedagógicos.

Os grupos chegaram à conclusão de que é preciso lutar no cotidiano da escola para que o diálogo, o estudo e o planejamento coletivo sejam privilegiados. Para isso é necessário que os espaços coletivos  de estudo e interação encaminhem e norteiem as ações pedagógicas. Os participantes do PNAIC já iniciaram esse movimento ao compartilharem as discussões dos encontros em suas unidades, portanto, muitos avanços já estão em andamento.

A atividade seguinte continuou abordando o planejamento. Os professores destacaram a importância do diagnóstico da turma para conhecer o que os alunos já sabem e, assim, planejarem as aulas. Destacou-se a importância de observar suas potencialidades e não apenas limitações. Essa é uma prática em construção, uma vez que a realidade escolar da qual viemos foi classificatória. Sair desse enquadramento é um desafio em todas as áreas, sobretudo na matemática.


Na sequência foi apresentado o ppt com destaque para a organização da sala de aula no que se refere a seu espaço físico contendo diversos portadores organizados pelo professor, com as crianças ou pelas crianças, a necessidade de uma rotina de trabalho que oriente os alunos, a promoção de um ambiente colaborativo e investigativo. Tal ambiente é construído quando se promove e valoriza o diálogo e registros escritos e orais vinculados a situações significativas.






O vídeo “Contando coleções” apresentou uma situação didática que permitiu indagações sobre o planejamento das aulas, destacando a seleção do material (tampinhas) e do conteúdo (quantificação, registros e agrupamentos), a organização do espaço físico, a sequência de atividades (elas precisavam contar as coleções e registrar essa quantidade, depois precisavam relatar como fizeram a contagem) e as intervenções da professora, que percebia quem já fazia a correspondência biunívoca, a sobrecontagem etc. 

Os professores gostaram muito da experiência apresentada no vídeo e destacaram as possibilidades de organizar uma aula produtiva com materiais simples e acessíveis.




Essa temática foi aprofundada com a leitura de estudo do texto “O fechamento da aula”, p. 27 a 39 do Caderno 1

As discussões destacaram a necessidade de nos desapegarmos de discursos saudosistas do tipo “antigamente aprendia-se mais”. O ensino tradicional pautado na repetição e memorização de conteúdos não atende à realidade da democratização do acesso e busca da qualidade na aprendizagem. 

Não se pode mais defender o ensino pautado no silabário, no arme e efetue, nas crianças sentadas uma atrás da outra. Avançar nos conhecimentos necessários a uma boa aula de matemática requer a visão de que as crianças aprendem quando são colocadas diante de situações desafiadoras, envolvendo situações significativas, das quais participam dialogando, contando sobre sua compreensão. Nesse sentido, o planejamento da aula faz toda diferença.

Para ampliar o repertório de atividades possíveis, os grupos foram solicitados a analisar as atividades apresentadas no Caderno 1 (p. 40 a 59), percebendo suas intencionalidades e possibilidades de aplicação em suas salas de aula.





 













Nenhum comentário:

Postar um comentário