No encontro sobre "Organização do trabalho pedagógico", os professores compartilharam o que
haviam destacado na carta enviada à orientadora. Para tanto receberam uma
planilha orientadora que solicitava descrição de como organizavam seus
planejamentos, que atividades eram mais frequentes, quais práticas já estavam
consolidadas e em quais precisariam avançar.
Grupo:
__________________________________________________
Vamos mapear nossas
reflexões a partir da tarefa pessoal (carta)
Organização
do Planejamento
|
Atividades
|
Práticas
consolidadas
|
O
que precisamos avançar
|
A síntese da discussão revelou que o planejamento coletivo ainda
não está consolidado em algumas escolas, nas quais há pouco espaço nos horários
coletivos para o planejamento semanal e diálogo dos professores do mesmo ano.
Felizmente também há unidades em que esses desafios já foram superados. Entre
as práticas que precisam ser potencializadas está o trabalho com atividades
lúdicas, principalmente os jogos pedagógicos.
Os grupos chegaram à conclusão de que é preciso lutar no cotidiano
da escola para que o diálogo, o estudo e o planejamento coletivo sejam
privilegiados. Para isso é necessário que os espaços coletivos de estudo
e interação encaminhem e norteiem as ações pedagógicas. Os participantes do
PNAIC já iniciaram esse movimento ao compartilharem as discussões dos encontros
em suas unidades, portanto, muitos avanços já estão em andamento.
A atividade seguinte continuou abordando o planejamento. Os
professores destacaram a importância do diagnóstico da turma para conhecer o
que os alunos já sabem e, assim, planejarem as aulas. Destacou-se a importância
de observar suas potencialidades e não apenas limitações. Essa é uma prática em
construção, uma vez que a realidade escolar da qual viemos foi classificatória.
Sair desse enquadramento é um desafio em todas as áreas, sobretudo na
matemática.
Na sequência foi apresentado o ppt com destaque para a organização
da sala de aula no que se refere a seu espaço físico contendo diversos
portadores organizados pelo professor, com as crianças ou pelas crianças, a
necessidade de uma rotina de trabalho que oriente os alunos, a promoção de um
ambiente colaborativo e investigativo. Tal ambiente é construído quando se
promove e valoriza o diálogo e registros escritos e orais vinculados a
situações significativas.
O vídeo
“Contando coleções” apresentou uma situação didática que permitiu indagações
sobre o planejamento das aulas, destacando a seleção do material
(tampinhas) e do conteúdo (quantificação, registros e agrupamentos), a
organização do espaço físico, a
sequência de atividades (elas precisavam contar as coleções e registrar essa
quantidade, depois precisavam relatar como fizeram a contagem) e as
intervenções da professora, que percebia quem já fazia a correspondência
biunívoca, a sobrecontagem etc.
Os professores gostaram muito da experiência apresentada no vídeo e destacaram as possibilidades de organizar uma aula produtiva com materiais simples e acessíveis.
Os professores gostaram muito da experiência apresentada no vídeo e destacaram as possibilidades de organizar uma aula produtiva com materiais simples e acessíveis.
Essa temática foi aprofundada com a leitura de estudo do texto “O
fechamento da aula”, p. 27 a 39 do Caderno 1
As discussões destacaram a necessidade de nos desapegarmos de
discursos saudosistas do tipo “antigamente aprendia-se mais”. O ensino
tradicional pautado na repetição e memorização de conteúdos não atende à
realidade da democratização do acesso e busca da qualidade na
aprendizagem.
Não se pode mais defender o ensino pautado no silabário, no arme e efetue, nas crianças sentadas uma atrás da outra. Avançar nos conhecimentos necessários a uma boa aula de matemática requer a visão de que as crianças aprendem quando são colocadas diante de situações desafiadoras, envolvendo situações significativas, das quais participam dialogando, contando sobre sua compreensão. Nesse sentido, o planejamento da aula faz toda diferença.
Para ampliar o repertório de atividades possíveis, os grupos foram
solicitados a analisar as atividades apresentadas no Caderno 1 (p. 40 a 59),
percebendo suas intencionalidades e possibilidades de aplicação em suas salas
de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário