quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

1.º SEMINÁRIO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DE CAMPO LIMPO

Alguns frutos da formação PNAIC deste ano de 2013 foram apresentados no 1.º Seminário dos Professores Alfabetizadores de Campo Limpo. 

O evento, realizado pelos e para os professores alfabetizadores da região, contou com a presença de mais de 430 educadores e representantes da DRE Campo Limpo e da SME no auditório do CEU Campo Limpo, no dia 23/11/2013.

As ações foram desenvolvidas no cotidiano escolar motivadas pela formação e se concentraram no ideal de alfabetizar letrando. 

A aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) não é tarefa simples, mas é um direito de aprendizagem que deve e pode ser garantido aos alunos do Ciclo de Alfabetização por meio de diversas estratégias, bastante discutidas durante os encontros PNAIC. 

Veja abaixo as nossas 17 turmas e o grupo de Orientadoras de Estudo responsáveis pela organização e ações desse primeiro Seminário.

TURMA ANA LÚCIA - CEU CAMPO LIMPO

TURMA ANDRÉIA ABREU - CEU CAMPO LIMPO

TURMA ANDRÉIA CRISTINA - EMEF CARLINA RENNÓ

TURMA CECÍLIA - CEU CASA BLANCA
TURMA CRIS - DRE CAMPO LIMPO

TURMA EDICLEIDE - CEU CAPÃO REDONDO




TURMA ELENITA - EMEF CAROLINA RENNÓ

TURMA ELZA - EMEF CEU CAMPO LIMPO

TURMA LUCIANA - CEU CAMPO LIMPO

TURMA MARIA LÚCIA - CEU CASA BLANCA
TURMA GRAÇA - CEU CAPÃO REDONDO



TURMA RENATA - CEU CASA BLANCA

TURMA DANIELE - CEU CASA BLANCA
TURMA RITA - CEU CASA BLANCA

TURMA ROSE - EMEF CAROLINA RENNÓ

TURMA DRE CAMPO LIMPO

TURMA VERA - CEU VILA DO SOL



ORIENTADORAS DE ESTUDO PNAIC 

Na primeira parte do Seminário, houve a contação da história "Maria Borralheira" com Elaine Silva Lacerda, Coordenadora Pedagógica em nossa região e participante PNAIC. A diversão e o encantamento foi total.






Na sequência, contamos com a presença do Professor da Faculdade de Educação da USP, Nílson José Machado, que nos agraciou com a palestra "A narrativa na construção do significado: os contos de fadas e a Matemática".

Em sua fala, o professor ressaltou a importância das narrativas na construção dos significados e as relações entre essas narrativas e a Matemática, um dos focos da formação PNAIC em 2014.

Ao apresentar a pirâmide informacional, Nílson José Machado reforça que dados e informações estão a serviço dos projetos e valores pessoais, portanto, o mais importante são as pessoas e seus objetivos. 

Nesse sentido, a narrativa entra como forma de constituição do próprio fazer humano, pois somos representados por nossas histórias, nossas ações.




Por sua característica binária, a Matemática assemelha-se às narrativas dos contos de fadas nas quais os papéis de "princesa" ou "bruxa" estão bem definidos. 

O professor Nílson, inclusive, alerta para a inadequação de apresentar às crianças adaptações de contos de fadas antes das histórias originais, pois falta-lhes referências importantes para entender a versão o que impede importantes relações simbólicas.

O segundo momento do seminário foi dedicado às apresentações de práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas pelos cursistas com o apoio das Orientadoras de Estudo. 
















As atividades representaram as práticas desenvolvidas, no Ciclo de Alfabetização, por Professores Alfabetizadores, Professores Orientadores de Informática Educativa, Professoras da Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão e Coordenadores Pedagógicos, conforme descrição abaixo.


Ao longo do dia e ao final do evento também foram apresentados relatos diferenciados que envolveram textos de diversos gêneros e apresentações musicais, além de exposição dos cadernos de registro das turmas PNAIC, Cantinhos de Leitura, Acervo PNAIC, entre outras ações.



















Esse foi o primeiro Seminário, mas já comprovou que boas práticas docentes precisam ser disseminadas e que, para isso, outras ações semelhantes devem ser executadas frequentemente, sempre primando pelo estudo, pesquisa e autonomia docente.

Nossos parabéns às professoras e professores que participaram desse movimento!














7 comentários:

  1. "Eu prefiro ser
    Essa metamorfose ambulante

    Do que ter aquela velha opinião
    Formada sobre tudo."

    Raul Seixas

    Como canta Raul, a possibilidade de estar em constante movimento e aprendizado é algo essencial para o processo de ensino e aprendizagem, por isso dedicar as tardes de sábado para estudo, abrindo mão de descanso e ou frugalidades, é tão importante!

    Karina Moreno

    ResponderExcluir
  2. Valeu meninas! foi um prazer aprender coisas nova com vocês, espero que em 2014 nosso aprendizado continue no mesmo clima, alegre, descontraído em alto astral.
    Beijos a todas e Feliz Ano Novo
    Até mais,
    Luci

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da iniciativa da realização de um seminário deste porte. No geral gostei das apresentações, ficando incomodado apenas com a parte mais "cômica", haja vista que acredito que num seminário é importante trazer à discussão de temas educacionais relevantes, sérios, sem perder a graça... e sem abusar da mesma também... Enfim, agora é descansar para reiniciar com tudo em 2014 e fazer tudo ser tão proveitoso quanto foi neste ano!!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero começar meu comentário com uma singela homenagem a nossa companheira de curso JOSIANE, que nos deixou no dia 07 de dezembro de 2013.
    Esta não era apenas uma companheira de curso, mais também companheira de trabalho, para nós da EMEF Professor Levy de Azevedo Sodré.
    Hoje ao fazer uma retrospectiva do curso, penso que ela esteve conosco até o fim, falecendo no mesmo dia, e quase no mesmo momento que todas nós escrevíamos com muito carinho para ela... Infelizmente ela se foi... muito cedo para nós...
    A morte na minha concepção é algo ainda sem explicação, é como um bordado, o qual eu só vejo o avesso, um emaralhado de fios que eu não consigo identificar o desenho. Mas DEUS em sua plenitude, enxerga com certeza o lado oposto e sabe o motivo de todas as coisas. Isto foi o que confortou o meu coração em 2013.
    A todos que estiveram comigo, o meu muito obrigado!

    Para a segunda parte de meu comentário, quero começar com a palavra APRIMORAMENTO, pois ela representa o que o curso de formação PNAIC, foi para mim.
    Com a perspectiva de aprimoramento que me matriculei no PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Pois para cada aprendizagem há um momento, sendo que, mesmo cursando a faculdade e participando de importantes experiências educacionais, sempre há o que se reciclar, introduzir, aprofundar e consolidar em nossa prática pedagógica.
    Sendo assim, a partir dos temas desenvolvidos durante as formações do PNAIC, muitos serviram para aprofundamento em minha rotina, como os eixos de aprendizagem. Outros, porém serviram para consolidar e reciclar como os temas, a importância do brincar; uso dos jogos pedagógicos e do acervo literário, reciclando e revitalizando o meu encantamento pela literatura infantil.
    Já outros temas como a diferença entre projetos e sequências didáticas, foram introduzidos em minha formação profissional.
    Agradeço a toda equipe do PNAIC e companheiras que sutilmente contribuíram ricamente com a evolução de minha formação. E desejo para todos e todas neste 2014 muitas alegrias e realizações!!!

    ResponderExcluir
  5. No início pensei que o curso seria mais um daqueles que criticam os professores com relação à prática pedagógica. No entanto, os encontros foram importantes para aperfeiçoar meu trabalho com os alunos.
    Aprendi a utilizar os jogos pedagógicos de forma correta e a diferenciar projetos de seqüência didática. Além disso, a troca de experiência foi fundamental para que percebêssemos o quanto idéias novas devem sempre ser compartilhadas.
    Agradeço a todos os colegas do curso, equipe PNAIC, formadora Ana Lucia.
    Também quero agradecer a Josiane, que partiu, mas com certeza está muito bem junto a Deus, nessa nova esfera.

    Rosanir Alves da Cruz - ROSE

    ResponderExcluir
  6. O curso para mim foi um momento muito proveitoso. Pois nos encontros e no Seminário pude revisitar práticas pedagógicas, estabelecer metas e traçar novos planos.
    Agradeço a todas e todos que contribuíram com este processo de aperfeiçoamento em minha carreira. Em especial a tutora Ana Lúcia com sua experiência e muito ânimo, a equipe da DRE com o auxílio e a grande colega e excelente profissional JOSIANE que nos deixou em dezembro... À todos, o meu muito obrigada!

    ResponderExcluir