segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DE VOLTA À ROTINA: O PLANEJAMENTO DE UM AMBIENTE ALFABETIZADOR QUE ATENDA À HETEROGENEIDADE DA TURMA

O oitavo encontro foi iniciado com os relatos sobre os projetos didáticos interdisciplinares planejados pelos professores alfabetizadores.

A roda de conversa consolidou a percepção de que o projeto, além de um produto final, precisa ser concebido e organizado com a participação dos alunos. 

Foram citados projetos sobre o meio-ambiente, convívio escolar, alimentação saudável, entre outros que se caracterizam por uma série de ações que possibilitam a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Embora seja mais comum a proposta de projeto ser feita pelo professor a partir da necessidade do grupo, a ideia precisa ser compartilhada e aprofundada com os alunos. 

Os projetos só serão bem sucedidos quando verdadeiramente significativos para alunos e professores. O professor tem uma intencionalidade clara ao propor determinado projeto, mas sua realização só se justifica pela participação ativa dos alunos e pelo potencial de aprendizagem que proporcionará ao grupo.

Após os relatos, o grupo retomou as informações sobre o que foi introduzido, aprofundado e consolidado na rotina semanal em relação a algumas temáticas da formação PNAIC. 

Para descrever esses conhecimentos, apresentamos a proposta de avaliação por rubricas. O conceito é desenvolvido em SME, principalmente por César Nunes, assessor na área de tecnologias, e objetiva potencializar o processo de avaliação para além da atribuição de conceitos. 

Na DOT-P da DRE Campo Limpo, a avaliação por rubricas é também tema das orientações feitas pela formadora Cristina aos POIEs. Veja abaixo um avaliação por rubricas construída com alunos envolvidos nos projetos de Rádio Escolar.

RUBRICAS DE AVALIAÇÃO PARA O TRABALHO COM RÁDIO

ATARI

PS1
PS2
XBOX
PROTAGONISMO DOS ALUNOS
Faz o que o professor orienta na rádio.



Faz o que o professor orienta e tem ideias para melhorar a rádio.
Faz o que o professor orienta, tem ideias para melhorar a rádio e apresenta as ideias para professor e parceiros.
Faz o que o professor orienta, tem ideias para melhorar a rádio, apresenta as ideias para o professor e parceiros e se mobiliza para que a rádio dê certo.
COLABORAÇÃO
Realiza atividades propostas de modo individualizado.



Atua de modo pouco colaborativo na elaboração do produto final. Não consegue mobilizar quem não está se envolvendo.
Atua de modo colaborativo, com a tecnologia ou sem ela, na elaboração do produto final, dando ideias, problematizando, sintetizando, levando o grupo a conclusões e posicionamentos. Ainda não consegue mobilizar quem não está se envolvendo.
Atua de modo colaborativo, com a tecnologia ou sem ela, na elaboração do produto final, dando ideias, problematizando, sintetizando, levando o grupo a conclusões e posicionamentos. Consegue mobilizar quem não estava se envolvendo e incorpora a capacidade de motivar o grupo.
CULTURA DE PAZ
 Trabalha de forma individualizada, sem compromisso com a disseminação da cultura de paz na escola.
  Trabalha de forma individualizada, mas já demonstra preocupação com a disseminação da cultura de paz na escola.


Trabalha de forma coletiva organizando ações que disseminem a cultura de paz na escola.
Trabalha de forma coletiva organizando ações que disseminem a cultura de paz na escola, buscando incluir os alunos que não se envolvem.
COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA
Pesquisa/ produz os textos para os programas de rádio.



Pesquisa/ produz os textos para os programas de rádio e faz a gravação.
Pesquisa/ produz os textos para os programas de rádio,  faz a gravação e cuida para que o texto seja adequado ao ambiente escolar.
Pesquisa/ produz os textos para os programas de rádio, faz a gravação, cuida para que o texto seja adequado ao ambiente escolar e contribua com o crescimento cultural dos ouvintes.














A construção de rubricas pressupõe maior análise dos objetivos da aprendizagem e das etapas vivenciadas para alcançar o ideal de conhecimento sobre determinado assunto.

Para ampliar o conceito de rubrica e as possibilidades desse tipo de avaliação, os professores construíram em grupos parte de uma rubrica de avaliação sobre alguns temas fundamentais ao pacto. 




Veja o resultado:

RUBRICA DE AVALIAÇÃO: COMO ESTÁ MINHA ROTINA EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS ABAIXO?


NÃO INTRODUZIDO
INTRODUZIDO
APROFUNDADO
CONSOLIDADO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA (Trabalho com gêneros)
Apesar de ter vivenciado a temática na formação, preciso de maiores embasamentos teóricos.


Tenho referências sobre a temática, mas ainda não consegui desenvolver essa estratégia em sala.
Tenho referências sobre a temática e já consegui utilizá-la em sala de aula, mas ainda com algumas dificuldades em organizar as sequências.
Tenho referências sobre a temática, já consegui utilizá-la em sala de aula e perceber avanços na aprendizagem dos alunos em relação aos gêneros.
AVALIAÇÃO FORMATIVA
Ainda realizo avaliações classificatórias a partir de poucos instrumentos de avaliação;







Considero importante a avaliação na perspectiva formativa, mas ainda não consigo organizar instrumentos que a efetivem.
Considero importante, organizo instrumentos diferenciados de avaliação, mas ainda tenho dificuldades em analisar os resultados e encaminhar novas ações pedagógicas.
Considero importante, organizo instrumentos diferenciados de avaliação, interpreto os resultados e revejo minha prática pedagógica a fim de promover os direitos de aprendizagem.
EIXOS DE APRENDIZAGEM
Organizo minha rotina semanal considerando apenas as disciplinas escolares.






Ainda não consigo contemplar todos os eixos na rotina semanal, sempre privilegio um deles.
Consigo inserir na rotina atividades com todos os eixos de aprendizagem, mas ainda preciso melhorar algumas estratégias para promover os direitos de aprendizagem.
Consigo contemplar todos os eixos promovendo momentos de aprendizagem significativa e com foco nos direitos de aprendizagem.
IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Não considero o brincar relevante para a aprendizagem de leitura e escrita.


Considero importante, mas tenho dificuldade em inserir essas ações na rotina semanal.
Considero importante e garanto, na rotina, atividades que envolvem o brincar, mas não consegui relacioná-los aos direitos de aprendizagem.
O brincar está plenamente inserido em minha rotina, relacionado aos direitos de aprendizagem e à importância do lúdico no ciclo de alfabetização.


E você? Em que item da rubrica se encontra? Propõe alguma alteração nas descrições das etapas?

Para quem deseja ampliar os conhecimentos sobre rubricas  de avaliação, sugerimos acessar os links:



Depois desse momento, os professores retomaram os objetivos da rotina e compartilharam informações sobre como está organizada sua rotina semanal. 

A partir dessa rotina real, os grupos montaram um quebra-cabeças que tentasse unir a rotina real à rotina ideal. As peças eram compostas pelas disciplinas constantes na matriz curricular, as modalidades organizativas e os eixos de aprendizagem de Língua Portuguesa, além de espaços para preenchimento livre com outros temas considerados essenciais à aprendizagem de todos os alunos.


São muitos os desafios na busca da qualificação da rotina, afinal, é preciso garantir o trabalho com os eixos de aprendizagem de Língua Portuguesa -oralidade, leitura, produção escrita e análise linguística- sem esquecer os direitos das demais disciplinas. 

Haja estudo e criatividade para perceber inter-relação entre o direitos de algumas áreas e propor atividades diferenciadas que atendam à diversidade de aprendizagens!

E por falar em criatividade, vocês sabiam que é possível desenvolvê-la? O vídeo a seguir explicita essa ideia.


Ser criativo, portanto, não é construir a cada dia algo totalmente inovador, mas aperfeiçoar ideias. 

Para exercitar esse pensamento, os professores conheceram uma história que resultou em muitas risadas e certamente promoveu a criatividade. Você sabe o que querem as mulheres? Conheça o texto "Afinal, o que querem as mulheres".
A rotina de criatividade foi iniciada com atividades vinculadas às expectativas de leitura, por isso, o texto foi lido em partes, nas quais os professores eram incentivados a lançar hipóteses sobre os acontecimento. Após a leitura, todos vivenciaram uma rotina de criatividade tentando responder às seguintes perguntas:

O que aconteceria se...
Como seria se...
O que mudaria se...
O que seria diferente se...

Entre as diversas possibilidades sugeridas apresentamos algumas:
O que aconteceria se a história acontecesse no presente?
Como seria se Gawain tivesse escolhido apenas uma das opções da bruxa?
O que mudaria se Arthur não tivesse invadido a propriedade alheia?

A intenção da rotina de criatividade é justamente pensar diferente, sair um pouco do padrão, pois embora ele seja essencial à regularidade de nossas ações, uma vez que economiza tempo e energia, pensar em novas possibilidades promove a construção de novas sinapses em nosso cérebro e nos ajuda a melhorar ideias que favoreçam nossa vida pessoal e profissional.

O vídeo a seguir consolida essas informações de maneira divertida.


No segundo momento do dia, o tema em foco foi a heterogeneidade de aprendizagens. Um dos grandes desafios da educação pública no Brasil é a diversidade de conhecimentos em sala de aula. 

Como alfabetizar a todos diante de situações tão desfavoráveis a algumas crianças: limitações físicas, cognitivas ou sócio-econômica-culturais? O investimento no acompanhamento da aprendizagem e na organização de atividades diversificadas pode contribuir com essa resposta.

Assista ao vídeo "Ex ET" e veja como o ideal da sociedade é por vezes um padrão questionável.


Além de criar padrões, a escola precisa questioná-los. Não há como responder às indagações sugeridas sem ampliar nossos conhecimentos. Esse processo começa por conhecer muito bem nossos alunos para que se possa pensar em melhores caminhos para a aprendizagem.

Nesse sentido, o trabalho com agrupamentos produtivos continua sendo uma ótima opção para a aprendizagem. Além disso, dependendo das características específicas da turma, será necessário planejar atividades que abordem determinados conhecimentos de maneira diferente. O que não é aceitável é que determinados alunos não sejam atendidos em suas necessidades de aprendizagem. 

É o que acontece, por exemplo, se, durante uma atividade de produção, o aluno ainda não alfabetizado é colocado a um canto para pintar determinado desenho que nem estabelece relação com a temática estudada. 

Nesse caso, para evitar a exclusão, seria possível elaborar uma atividade condizente com o potencial do aluno, ou propor um agrupamento produtivo no qual ele pudesse contribuir com informações e, junto com um par avançado, produzir o texto solicitado pelo professor. Nesse contexto, ele teria uma experiência muito mais significativa.

Planejar essas atividades exige, portanto, um trabalho extra por parte do professor, mas os resultados são compensadores. 


Não há sentido em desconsiderar a realidade do aluno, também não há respostas prontas para lidar com cada uma das dificuldades, pois elas possuem características específicas. 

Nesse sentido, conhecer muito bem a turma, fazer sondagens, promover agrupamentos produtivos e ampliar os próprios conhecimentos por meio da formação continuada são passos fundamentais para tornar as aulas mais significativas para todos. 

Veja a seguir outras informações importantes sobre diversidade e agrupamentos produtivos.









O trabalho com a diversidade de aprendizagens é uma demanda que há muito tempo toma o cenário educacional no Brasil e no mundo. 

Ao descrever o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ou Próximo), os estudos de Vygostsky trouxeram à tona a necessidade de modificação das relações entre ensino e aprendizagem. Eu aprendo com o outro. Aprendo porque me desenvolvo, como afirmou Piaget, mas, principalmente, me desenvolvo porque aprendo em interação com outros pares.

O segredo do processo de aprendizagem está, principalmente, na interação. Planejar atividades diversificadas no ciclo de alfabetização é considerar a diversidade de conhecimentos dos alunos e seus potenciais de aprendizagem.

Após essas considerações, os professores alfabetizadores vivenciaram algumas atividades de alfabetização e letramento possíveis de ser desenvolvidas com os alunos em diferentes agrupamentos e com foco em cada um dos eixos de aprendizagem.

Esperamos que essa sequência de atividades possa servir de referência para a organização de outras nas quais seja possível a participação de todos os alunos. Para isso é importante organizar agrupamentos ideais considerando a proximidade dos conhecimentos e variando as ações conforme as necessidades e direitos de aprendizagem dos alunos.

Terminamos o dia com o vídeo "Para os pássaros", uma maneira descontraída de tratar o polêmico tema da inclusão.





É isso aí... Mais um dia... 

Não esqueçam do trabalho pessoal a ser compartilhado no próximo encontro: planejar uma situação de aprendizagem com foco em um dos eixos de aprendizagem de Língua Portuguesa e que considere a heterogeneidade de conhecimentos.

Anotem também, na agenda, uma importante ação prevista para o dia 23/11/2013: O primeiro Seminário dos professores alfabetizadores de Campo Limpo. Contamos com a presença de todos os envolvidos nas ações PNAIC. Em breve, traremos mais informações nesse mesmo espaço.

Até a próxima!

25 comentários:

  1. O PNAIC foi um dos melhores acontecimentos de 2013,pude relembrar alguns métodos de ensino, aprender outros; trocar experiências, além de ressignificar minha postura profissional, para melhor contribuir no processo ensino-aprendizagem. Com certez farei os próximos PNAICs que surgirem!

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  2. Me sinto privilegiada por ter participado do PNAIC com ele pude introduzir e aprofundar métodos de ensino e repensar minha prática pedagógica. Trabalho com 1º ano um aumento significativo no número de alfabéticos. Aprendi muito com a minha orientadora Renata Castro. Obrigado PNAIC , obrigada Renata.

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  3. O PNAIC abordou temas fundamentais para a prática docente, temas que puderam ser tratados e discutidos por profissionais com ricas experiências que foram trocadas ao longo do curso.
    Não houve assuntos novos, mas sim a valorização de questões como a Rotina, que interfere diretamente no processo de ensino aprendizagem.
    Sugiro que o MEC ofereça aos que participaram deste módulo a oportunidade de realizar, também, a formação em Matemática, prevista para o próximo ano.

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  4. Gostei muito da formação do PNAIC. Como Professora Orientadora de Informática Educativa pude estabelecer muitos vínculos do ambiente digital com as diversas áreas do conhecimento, principalmente no que diz respeito ao ciclo de alfabetização. Foram momentos de trocas verdadeiras, de planejamentos e práticas de registros no estudo da alfabetização. A colaboração, os parceiros avançados, a melhoria de ideias e as práticas foram de grande valor para minha formação. Sempre participo com grande empenho, buscando o novo ou aprimorando o que já conhecia superficialmente. O PNAIC também motiva os profissionais para um reconhecimento do valor da formação e da profissão de alfabetizador. Que venham muitos cursos de reflexão e formação e que o objetivo principal seja de melhoria da qualidade dos educadores, da educação e do ser humano com valores e princípios de justiça e bondade.

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  5. O PNAIC foi um curso proveitoso, onde pudemos desenvolver temas que vieram a acrescentar nas práticas diárias do professor. A rotina, os jogos e os eixos de aprendizagem foram fundamentais para repensar as estratégias de trabalho e o avanço no processo de ensino aprendizagem do aluno.
    E é claro que as trocas que houveram entre as colegas do grupo foram muito boas.
    Espero poder participar do PNAIC de Matemática!

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  6. A formação dada pelo PNAIC possibilitou uma reciclagem e uma revisão sobre o nosso trabalho em sala de aula. Algumas estratégias foram retomadas e outras reformuladas. As trocas de experiências foram valiosas. Muito há de fazermos para alcançar a tão esperada alfabetização na idade certa, mas os passos iniciais foram dados. Agora precisamos colocar a "mão na massa" seguindo as ideias, sugestões e referências para a introdução, aperfeiçoamento e consolidação dessa nova proposta. Obrigada à formadora Danielle Martins. Suas aulas foram ótimas. Espero por 2014 com a chance de darmos continuidade na formação.

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  7. No início quando nos encontramos pareceu-me a mesmisse de sempre. Angústias, desabafos... Mas ao passar do tempo foram amenizando (as angústias e os desabafos) e a esperança, a compreensão, e a tolerância foi tomando lugar. Aos poucos na prática, foram apontadas concepções que fazem a diferença no processo de ensino e aprendizagem.
    Agora compreendo que professor e aluno não nasceram prontos. O curso mostrou-me que preciso retomar, reavaliar e planejar sempre. Mostrar ao aluno o caminho mais prazeroso de aprender, e aprender com qualidade. Foi super positivo para mim!
    Cursista: Marcia Aparecida Lucinda Barbosa
    EMEF: Des. Paulo Colombo Pereira de Queiroz
    E-mail: mlucindabarbosa@hotmail.com.br

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. O curso do PNAIC possibilitou, ao longo desses encontros, momentos de reflexões e discussões sobre minha ação docente, permitindo o aprofundamento de algumas práticas e a consolidação de outras já realizadas no meu dia-a-dia de trabalho. Ainda, acredito que o curso do PNAIC abordou temas pertinentes e importantes para minha formação continuada e atuação profissional.
    Vale ressaltar que durante o curso contamos com as acertadas mediações e orientações da formadora Cris, que se mostrou muito comprometida, competente e hábil, sempre atenta às necessidades do grupo.

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  10. O curso me propiciou momentos muito ricos e de reflexões acerca da minha prática pedagógica. Pude compartilhar com meus colegas experiências e dúvidas comuns a nós professores e perceber quantas coisas já estão consolidadas em nossa prática.
    Os materiais apresentaram um bom conteúdo, condizente com nossa realidade. Outro ponto positivo do curso foi nossa formadora Cris, sempre muito atenta, bem informada e muito organizada.

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  11. O curso do PNAIC foi o ponto de partida para uma reflexão coletiva das práticas exercidas durante o ano letivo, com o objetivo de aliar diferentes técnicas e experiências, bem como desconstruir velhos paradigmas propondo uma nova abordagem. Todos os encontros preservaram o verdadeiro sentido qualitativo da construção do conhecimento, trazendo consigo propostas norteadoras por todos os integrantes do grupo, ocorrendo assim, uma atualização dos conceitos e favorecendo o momento único e enriquecedor da troca de informações. Considero um dos pontos altos do curso a abordagem das Rubricas de Aprendizagem, em que o conteúdo foi muito bem explicitado e sua aplicação ocasionou em uma percepção positiva e facilitadora do panorama das salas de aula.
    Parabenizo a formadora Cris por sua paciência, dedicação, instrução, perspicácia e sobre por possuir uma didática que encanta crianças e adultos e que atua em conjunto com práticas diferenciadas que estão em constante processo de transformação.

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  12. O curso proporcionou a consolidação de conhecimentos importantes para prática docente e no meu caso, um olhar mais "intencional" com atividades onde jogos são utilizados, também foi importante para novas reflexões, discussões e construção de novos conhecimentos.
    Todas essas atividades foram possíveis pela intervenção da formadora do grupo, Cris, que sempre ponderou as discussões de maneira muito competente!

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  13. O curso ajudou a melhorar minha prática pedagógica, consolidou que é preciso alfabetizar letrando, respeitando a individualidade e desenvolvendo a autonomia dos alunos, a forma Elza Ferrari conduziu o curso muito bem e eu participei de todas as atividades propostas

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  14. O PNAIC foi importante não apenas por trazer e levantar reflexões importantes para a prática em sala de aula, mas sobretudo, pela oportunidade de dividir experiências com colegas empenhados na melhoria da aprendizagem de nossos alunos. É extremamente enriquecedor ter a oportunidade de fundamentar a prática e ter acompanhamento do nosso desenvolvimento profissional.

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  15. O curso foi muito rico porque possibilitou uma nova visão das práticas educacionais. Retomamos aspectos essências do planejamento diário, do brincar e das modalidades organizativas de trabalho. Pude refletir sobre como tenho realizado o trabalho pedagógico, pontos em que devo melhorar e constatar outros que já faço com sucesso. A troca de experiências foi muito rica. Conversando com os colegas ampliamos nossas idéias para criar situações de aprendizagem e projetos pedagógicos mais elaborados. Agradeço a todos que colaboraram para minha formação ao longo desse ano.
    Magali

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  16. o curso me proporcionou rever e refletir sobre a minha pratica pedagogica. Aprendi muito com minhas colagas de curso e com a formadora Cris que sempre nos ajudou a pensar no melhor para os nossos queridos alunos. Hoje posso dizer que sou uma educadora mais segura e capaz em tomar decisões que possam auxiliar as crianças a terem uma aprendizagem mais significativa. Sei que vou fazer diferença para os meus alunos assim como este curso fez diferença na minha vida profissional.

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  17. O curso me proporcionou refletir melhor minha prática abrindo novos caminhos e melhorando o dia a dia com os alunos,podendo aprimorar os conhecimentos compartilhados durante os momentos de estudo.

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  18. Maria Margarida de M. Ferreira, formadora Cristina Barroco, DRE Campo Limpo, turma de 2 feira, tarde.

    Foi muito proveitoso participar da formação do PNAIC, pude repensar a necessidade de aprofundar e consolidar alguns eixos de aprendizagens para o 1º ano que antes só iniciávamos.

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  19. Regiane Munhoz Caetano, formadora Cristina Barroco, DRE Campo Limpo, turma de 2 feira das 14h as 18h.
    A partir do PNAIC pode-se perceber a real necessidade de planejar, registrar e avaliar TODAS as atividades realizadas em sala de aula, pois o curso veio consolidar minha pratica pedagógica.

    Bjs e obrigada

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  20. PNAIC
    o velho e o novo formatando o "fazer" na Escola, deixando a luz do fim do túnel cada vez mais próxima!
    Parabéns a todos e, um Parabéns especial para a TURMA DAS PODEROSAS do PNAIC da Formadora ANA LÚCIA ( DRE CAMPO LIMPO)
    Obrigada,
    abraços mil...
    Rita de Cássia de Felice

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  21. O curso PNAIC contribuiu para refletir sobre minha prática pedagógica.
    Nos encontros pudemos trocar experiências e discutir temas importantes para aquisicão de novos conhecimentos.
    Parabéns a formadora Elza que conduziu o curso com muita competência e dedicacão.

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  22. Posso dizer, sobre a minha formação em PNAIC, que obtive ganhos significativos, aplicando as propostas sugeridas em sala de aula e colhendo bons frutos com os meus alunos. Agradeço a oportunidade de poder repensar minha prática como educadora, inovando sobre os conceitos já existentes e tão conhecidos de todos.

    Tânia de Andrade

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  23. Sobre o PNAIC...
    Chega a notícia ... inscrições para Curso PNAIC... público alvo: professores do Ensino Fundamental I... A primeira impressão: só mais um curso do tipo "optativo" , meio obrigatório... Pensamentos do tipo: "mais blá, blá, blá"... "perder meus sábados"... "cansativo"... "repetitivo"... "será que vale a pena?" Enfim, é incrível como as expectativas iniciais parecem ser sempre negativas...
    Mas, e tem sempre um "mas"... professor é um tipo muito diferente mesmo... rapidamente a primeira impressão se altera e os pensamentos começam a fluir numa nova sintonia: "preciso me reciclar"... "sempre tem algo bom"... e por aí vai...
    Bom, a história então foi a de muito trabalho, esforço, dedicação... em todas as esferas do curso... a coordenadora demonstrando bom senso, misturando ações que elevavam a moral, incentivava, traçava objetivos no coletivo, deixava o grupo motivado e por isso, os 10 encontros podem ser considerados excelentes... Há muitos adjetivos a registrar : interessante, produtivo, reflexivo, estimulante, esclarecedor, e por aí vai... mas o mais importante foi perceber a utilidade do que (re) aprendemos... me sinto feliz por ter melhorado minha prática em dois aspectos: a questão da brincadeira como estímulo e recurso na aprendizagem e a questão do registro, como adequar e compartilhar com colegas e pais o que produzimos.

    Lilian Bueno

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  24. Gostei muito do curso e contribuiu na minha formação principalmente nos aspectos dos direitos de aprendizagem. Bem como a questão do introduzir, aprofundar e consolidar em cada eixo de aprendizagem.
    Sobre o tema heterogeneidade pode-se dizer que ...
    O fato reside-se na questão de que, como seres humanos, os alunos são singulares não somente no que se refere à personalidade, mas também porque são oriundos de uma convivência extraclasse, proveniente de uma vivência familiar e social.

    Valdirene Leati

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