Neste sétimo encontro PNAIC, os cursistas socializaram suas experiências com sequência didática (SD) em sala de aula. O trabalho com essa modalidade organizativa, tal como a descreveram Dolz e Schnewly, objetiva a aprendizagem de gêneros textuais.
A sequência didática pressupõe uma vivência inicial com determinado gênero por meio de atividade de leitura ou oralidade que desperte a necessidade de produzir determinado tipo de texto escrito.
Nesse contexto, o professor solicita uma primeira produção escrita dos alunos para analisar o que sabem e o que precisam aprender sobre o gênero em questão.
A partir dessa sondagem, são organizadas atividades inter-relacionadas que aprofundem o conhecimento sobre a estrutura do texto e ampliação de repertório conforme a função social do gênero.
Após essas atividades, o aluno será novamente motivado a realizar uma outra produção do mesmo gênero que será novamente analisada pelo professor para saber se as estratégias promoveram avanços na aprendizagem ou se é necessário realizar novas intervenções.
A sequência didática prevê um produto final condizente com a função social do gênero trabalhado. Por exemplo, no convite, o produto final pode ser a realização do evento que motivou a escrita do texto: uma atividade de leitura compartilhada, um sarau literário, uma festa, entre outras.
É preciso lembrar que não é necessário subverter totalmente a rotina da sala de aula para garantir um produto final à sequência didática, pois, no contexto escolar, sempre há situações favoráveis à produção de diversos gêneros para ações comuns ao cotidiano da escola: reuniões, brincadeiras, apresentações, etc.
Esses princípios da SD foram aprofundados a partir dos relatos dos professores alfabetizadores sobre a realização das atividades em sala. O primeiro ano trabalhou com o gênero convite, o segundo, com o gênero cantiga de roda e o terceiro com notícia.
Essa primeira experiência de produção foi considerada bem sucedida, mas os professores relataram que ainda precisam de maior vivência nessas produções para consolidar esses conhecimentos e incluir essa modalidade na rotina escolar.
Para consolidar essa temática, os professores montaram um quebra-cabeças de uma sequência didática, tentando ajustá-la ao esquema proposto por Dolz e Schnewly. E você? Arrisca um palpite sobre a ordem mais adequada para a sequência de atividades abaixo?
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Após a interpretação da
produção inicial, observou-se que os alunos compõem o corpo do texto, porém não
identificam local, data, horário. ( )
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Após a leitura e
discussão do livro, apresentar as imagens representando os quadros das brincadeiras
de Portinari e Ivan Cruz e conversar com as crianças sobre as pinturas, propor
que elaborem um primeiro convite (individualmente), para a brincadeira presente
na gravura. ( )
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Realização da leitura do livro
“Viviana, a rainha do pijama”, de Steve Webb. Explorar com os alunos as
características de um convite, como: a quem se destina, contexto de produção. ( )
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Recuperar o contexto de produção inicial e
escrever um convite coletivamente ( )
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Revisão e edição do convite elaborado coletivamente,
de acordo com o cartaz das características do gênero. ( )
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Apresentar aos alunos diversos convites e solicitar
que comparem suas características: o que todos os convites apresentados têm?
Elaborar cartaz com as considerações realizadas acerca
das características do gênero. ( )
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Pauta para revisão: Meu
texto tem: para quem é, de quem é ... (pode ser realizado coletivamente, nas
turmas com menor autonomia de leitura ou individualmente, se possível) ( )
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Após as atividades de
familiarização com o gênero, agendar um dia e horário para fazer a leitura
compartilhada do livro “Era uma vez... 1, 2, 3”, e solicitar aos alunos que
escrevam um convite ao coordenador da escola para presenciar o momento. ( )
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Ao final do primeiro momento, todos assistiram ao vídeo "Kiwi", a história de um pássaro que não se conformou diante de suas limitações e construiu um novo caminho para alcançar seu objetivo.
Vale a pena conferir!
Vale a pena conferir!
Não é preciso ficar preocupado com o possível resultado da queda do kiwi, pois um pássaro tão esperto ao planejar o voo certamente planejou o pouso.
Nosso segundo momento foi iniciado com a análise de uma imagem sobre um tema complexo até mesmo no nome:
No material do pacto, unidade 6, é enfatizada a necessidade de integração entre as áreas do conhecimento como princípio para uma aprendizagem mais significativa e completa. O quadro abaixo mostra os pontos que colocam a interdisciplinaridade como uma boa opção curricular:
O material de formação também ratifica que a integração das disciplinas do currículo escolar podem ser favorecidas pelos projetos didáticos, uma modalidade organizativa com as seguintes características:
Investir na interdisciplinaridade requer, portanto, aprofundar os estudos sobre as modalidades organizativas e sobre os direitos de aprendizagem das outras áreas do conhecimento, percebendo as inter-relações possíveis entre elas.
Aliás, durante a formação, analisamos mais detidamente os direitos de aprendizagem no material do pacto: Unidade 1: Língua Portuguesa; Unidade 2: História; Unidade 4: Matemática; Unidade 5: Ciências e Geografia; Unidade 7: Arte. Os cadernos podem ser consultados na íntegra, para saber mais clique aqui.
Na ânsia de alfabetizar todos os alunos, muitas vezes os professores alfabetizadores investem apenas no trabalho com os direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa, não encontrando em sua rotina espaço para outros direitos, por isso é importante estudar um pouco mais as possibilidades de integração entre as áreas.
Ao apresentar o direito de outras áreas do conhecimento no material de formação de um curso voltado à alfabetização e letramento, o pacto objetiva reforçar o princípio de que o processo de alfabetização e letramento precisa ser ampliado com o investimento em todas as áreas, pois leitura e escrita exigem repertório variado, uma vez que socialmente escrevemos com as mais diversas intencionalidades e não apenas para contar histórias.
Nesse sentido, nas aulas de história, geografia, ciências, matemática e artes entre outras, além de aprenderem conteúdos fundamentais à vida em sociedade, os alunos podem vivenciar situações de letramento que também contribuem com a compreensão do SEA.
Dessa forma, o argumento de que é preciso investir na aprendizagem do SEA no ciclo de alfabetização não significa, de forma alguma, que a rotina semanal deva se resumir aos direitos de Língua Portuguesa.
O trabalho com projetos interdisciplinares pode ser uma boa estratégia para trabalhar os direitos inter-relacionados, além de garantir a participação ativa do aluno na organização das ações que visam a um produto final.
É importante que, antes de iniciar o projeto, o grupo discuta o problema alvo da intervenção, os objetivos pretendidos, as estratégias e o cronograma de ações. O planejamento é o ponto principal para a realização de um projeto bem sucedido.
No final do dia, os professores foram desafiados a exercitar o planejamento de um projeto interdisciplinar a partir da planilha a seguir:
Professor,
A partir do
diagnóstico das necessidades de aprendizagem de sua turma e das demandas reais
de seu ambiente escolar, proponha um projeto didático interdisciplinar.
Tema: _________________________________________________________________________________
Justificativa:
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Objetivos: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Áreas do conhecimento
|
Eixos
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Direitos de
aprendizagem
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Recursos materiais:
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Produto final:
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Duração em horas-aula de 45 min.:
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Sequência de atividades (Pensando
em estratégias e agrupamentos produtivos, atendendo a diversidade de
aprendizagens):
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final do projeto:
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Depois de iniciar esse exercício, os professores terminaram o dia com o vídeo "A maior flor do mundo", narrado por José Saramago.
Às vezes, achamos que não há mais nada a fazer diante de um grande problema, mas o menino do vídeo comprova que pequenas ações podem fazer grandes diferenças.
No próximo encontro, os professores compartilharão os projetos idealizados e um relato sobre o que foi introduzido, aprofundado e consolidado na rotina escolar em relação aos temas: eixos de aprendizagem; importância do brincar; uso dos jogos pedagógicos e do acervo literário; sequências didáticas e gêneros textuais.
Bom descanso e até a próxima!
Oi Colegas !
ResponderExcluirGostaria de dizer que ADOREI participar do curso PNAIC !!!!!
Pois muito contribuiu com a minha prática pedagógica !
Um abraço
Valeria Amorim da Silva
Me sinto privilegiada por ter participado do PNAIC com ele pude introduzir e aprofundar métodos de ensino e repensar minha prática pedagógica. Trabalho com 1º ano um aumento significativo no número de alfabéticos. Aprendi muito com a minha orientadora Renata Castro. Obrigado PNAIC , obrigada Renata.
ResponderExcluirMaria Odete Bou Anni
ResponderExcluirDurante o curso do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), tive a oportunidade de refletir melhor sobre os Direitos de Aprendizagem nos diferentes componentes curriculares. As atividades sugeridas e troca de experiências com as professoras que participaram do curso foram riquíssimas.
As atividades sugeridas e aplicadas em sala de aula, proporcionaram mudanças positivas e significativas, pois tive grande satisfação em acompanhar o envolvimento dos alunos ao realizarem as atividades propostas.
Agradeço e parabenizo a orientadora Daniele Martins pelo seu profissionalismo. Obrigada Daniele pela parceira nos encontros.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirValeu a pena ter participado do curso PNAIC que só veio acrescentar de forma significativa as minhas práticas pedagógicas.Afinal, com certeza em cada um de nós uma nova semente foi plantada e futuramente irá germinar dando bons frutos.
ResponderExcluirSilvia Jansons de Castilho 20/11/2013
Olá Pessoal, posso dizer com toda a franqueza que a participação no PNAIC foi muito proveitosa em todos os aspectos. Acredito que seja necessário que repensemos os conceitos de educação e as novas tendências e tecnologias, portanto nada melhor que fazer isso com colegas que passam pelas mesmas problemáticas e situações do cotidiano. Com o PNAIC refleti sobre minha prática pedagógica e senti a importância da elaboração da rotina semanal contemplando
ResponderExcluirtodos os eixos e os direitos de aprendizagem. Também repensei a importância do uso de jogos e de atividades lúdicas para despertar maior interesse nos educandos.
O curso do PNAIC modificou nossa forma de ensinar, introduzir novas abordagens pedagógicas de aprendizagens privilegiando mais a rotina, a leitura deleite, aprofundando os eixos de aprendizagens através de recursos lúdicos e sequenciais didáticos essenciais a uma boa aprendizagem.
ResponderExcluirMarli Aparecida de Castro 13 de dezembro de 2013 - 21 horas
ResponderExcluirO curso do PNAIC contribuiu para melhorar a minha prática pedagógica, Foram muito proveitosos nossos encontros com boas explicações e trocas de experiências, Com maestria a Cris Barroco conduziu os encontros, tornando-os práticos e animados.
Assim pude introduzir os jogos e atividades lúdicas em minhas aulas garantindo a todos os direitos de aprendizagem,
A formação do PNAIC proporcionou a nós rever o nosso papel como educador o processo ensino aprendizado, bem como revisitar, organizar. apropriar e aprimorar conteúdos, fornecendo subsídios que nos auxiliaram na organização dos nossos conhecimentos acerca da alfabetização e letramento dos educandos.
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