quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS E AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Neste sexto encontro PNAIC, objetivou-se ampliar os conceitos de avaliação formativa, refletir sobre o conceito de infância e, principalmente, discutir os conceitos de gênero textual e sequências didáticas.

Em um primeiro momento, os professores compartilharam os perfis das turmas nas quais atuam e compararam as realidades de cada escola.  

Eles comentaram sobre as estratégias de avaliação dos alunos e ampliaram as reflexões sobre a necessidade de que, em um processo de avaliação formativa, nossos instrumentos de avaliação estejam adequados às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala.

A avaliação deve ser processual e incluir diferentes instrumentos: observações, interações orais, resolução de atividades escritas entre outros que direcionem o olhar investigativo do professor para a percepção da aprendizagem de determinados direitos.

Os resultados, por sua vez, norteiam novas intervenções pedagógicas que exigem revisão de estratégias como, por exemplo, outros agrupamentos e atividades diversificadas, intensificação do uso dos recursos materiais (jogos pedagógicos e acervo literário), restabelecimento de parcerias com os familiares e com os demais professores que acompanham os alunos naquele ano escolar.

Enfim, traçar o perfil da sala não é o fim do processo de avaliação, mas apenas uma parte dele, uma vez o objetivo maior é o avanço da aprendizagem de todos os alunos.

Após esse primeiro momento de discussão sobre os perfis e definição de alguns encaminhamentos, os professores comentaram sobre os registros da atividade lúdica desenvolvida com os alunos. 

Os relatos evidenciaram a riqueza do trabalho com atividades lúdicas. As professoras contaram experiências diversas com suas turmas (cantigas de roda, bingo de palavras, forca etc) e destacaram a participação e a alegria das crianças durante nesses momentos. 

Uma questão bastante retomada foi a necessidade de que as atividades lúdicas estejam mais presentem no Ensino Fundamental ao contrário do discurso que, durante muito tempo, afastou as brincadeiras desse segmento. 

O espaço para o lúdico é essencial no processo de alfabetização e letramento, pois chegar ao Ensino Fundamental não significa que as crianças deixaram de ser crianças!

Essa discussão foi ampliada com a apresentação de algumas obras de Portinari e Ivan Cruz, autores que retrataram, cada um a seu modo, várias brincadeiras de infância.











A apreciação das obras de arte de Portinari e Ivan Cruz permite resgatar o valor das brincadeiras em nossa própria trajetória de vida e pode ser um disparador de outras atividades. É fantástico perceber as singularidades dos traços, das escolhas dos tons e cores para a representação das cenas.

E você? Conseguiu resgatar esses momentos? Lembra-se dos nomes das brincadeiras? Faça essa experiência! As obras não estão identificadas, identifique mentalmente essas brincadeiras e, se quiser, comente em nosso blog!

Para incrementar o acervo das brincadeiras uma sugestão dada aos cursistas foi o acesso ao site: http://mapadobrincar.folha.com.br/


Acessem o link acima e assistam ao vídeo de divulgação do mapa do brincar, vale a pena consultar o ambiente e ampliar o repertório de brincadeiras!

Finalmente, depois de tantos comentários e questões reflexivas, os professores foram convidados a brincar. Isso mesmo! Eles comprovaram na prática que brincar é coisa séria!





Na sequência de ações, o foco do debate foi a definição dos conceitos de gênero textual, tipos de textos, sequências didáticas, sequência de atividades e projetos.

Embora essa terminologia já esteja incorporada ao discurso pedagógico, registrar suas especificidades não é fácil, pois é preciso também situar-se em determinadas linhas teóricas. 

Para introduzir a temática, apresentamos uma entrevista com Magda Soares que comenta sobre as possibilidades de trabalho com gêneros na escola, disponível no link abaixo:



Depois de comentários sobre as atividades apresentadas no vídeo, voltamos a discutir os conceitos e apresentamos algumas definições, conforme as teorias de Dolz e Schneuwly, Délia Lerner e Marchusci.

Segundo Marcuschi, enquanto os tipos textuais são construções teóricas definidas pela natureza linguística do texto, ou seja, por sua organização interna (o que inclui vocabulário, relação entre as frases, coesão e coerência) e limitados a poucas estruturas conforme a capacidade de linguagem dominante (narrar, relatar, descrever, prescrever, argumentar, expor) os gêneros são infinitos e diretamente relacionados às situações sociais de comunicação.

Nesse caso, o gênero conto, por exemplo, é um tipo de texto narrativo em virtude de suas características composicionais, mas é diferente de uma fábula, por exemplo, que, embora também seja uma narrativa, é construída em um outro contexto de interação social, com outra intencionalidade e com determinadas especificidades estruturais.

Bakhtin, filósofo russo e grande estudioso da linguagem humana, foi o precursor do conceito adotado por diversas outros teóricos, entre os quais Marcuschi, Lerner e Dolz e Shneuwly, de que os gêneros são determinados pelas necessidades de comunicação e interação entre as pessoas. Nesse caso, não se pode determinar todos os gêneros orais e escritos em uma única tabela, apesar de alguns serem mais comuns e, por isso, comporem o currículo escolar.

Dolz e Schneuwly, em suas pesquisas, concentraram-se nas possibilidades de ensino dos gêneros a partir da proposição de sequências didáticas, conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito.

Os gêneros apresentada nas Orientações curriculares do Ciclo I fundamentam-se nas teorias desses autores, conforme verificamos abaixo. Compare abaixo a tabela desse material com a proposta por Dolz e Schneuwly





As sequências didáticas propostas pelos autores buscam ampliar os conceitos sobre determinado gênero e fundamentam-se na apresentação de atividades seguindo o seguinte esquema:



Segundo a proposta acima, o professor apresenta aos alunos uma situação inicial abordando determinado gênero e lhes solicita uma primeira produção textual. 

Os resultados dessa produção indicarão quais as necessidades de aprendizagem dos alunos em relação à estrutura e função social do gênero e servirão de parâmetro para a organização de uma sequência de atividades contextualizadas e inter-relacionadas que favoreçam a ampliação dos conhecimentos sobre a estrutura e a função social daquele gênero específico.

Délia Lerner também reforça a necessidade de trabalho com modalidades organizativas, entre as quais destaca: a sequência de atividades, que, diferentemente das sequências didáticas apresentadas por Dolz e Schneuwly, não precisa culminar em um produto final, e os projetos, que requerem planejamento compartilhado entre alunos e professores a partir de uma necessidade e intencionalidade de aprendizagem que resultará em uma produção ou apresentação final, fruto de todo o processo.

Em comum, esses autores trazem a importância do trabalho com os gêneros orais e escritos a partir de seus contextos sociointerativos, ou seja, é preciso que as atividades de produção textual na escola tenham sentido real, não sejam apenas simulações da realidade. 

A produção de texto precisa ter finalidades que justifiquem sua realização, pois os gêneros foram e são produzidos socialmente para suprir necessidades de interação entre as pessoas. Apenas após a sua recorrência eles se tornam objeto de estudo, análise, enfim, aprendizagem.

Como última atividade do dia, os professores foram orientados a organizar coletivamente uma sequência didática com a temática "Infâncias e brincadeiras", conforme o modelo a seguir:


Professores:____________________________________________________________
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - DRE CAMPO LIMPO -2013
Tomando como referência a definição de Dolz e Schnewly, planeje uma Sequência Didática com base em um gênero textual para ser desenvolvida com a sua turma de alfabetização. Seguem as etapas que podem ajudar no seu planejamento.
Ano: ________
Gênero: (Selecionar um gênero adequado ao ano e à turma, considerando sua estrutura)

Produção Inicial: Propor a produção de um texto de acordo com o gênero escolhido, não é necessário já ter trabalhado com gênero, pois a intenção é levantar as hipóteses das crianças.

Diagnóstico da Produção: A partir da interpretação da produção inicial: o que os alunos já sabem sobre o gênero e o que precisam aprender? Nesse momento, o eixo é o da Análise Linguística: discursividade e textualidade, então não é necessário focar no SEA.

Direito de Aprendizagem abordado:                                                                       

1º ano
2º ano
3º ano
Atividade de Descoberta:
Que atividade será proposta para evidenciar as características do gênero? (Observação de textos parecidos, levantamento de características, de condições de planejamento – o quê, para quem, como e etc.)




Atividades de Sistematização: Que atividades podem ser propostas para que os alunos sistematizem as características elencadas? (Textos lacunados, produções e revisões coletivas)

  


Produção:
Proposta de produção (individual ou em dupla)


Revisão da Produção: Adequação da produção ao gênero (pode ser realizada a partir de pauta que elenque as características do gênero)




Produção Final: Instrumento que permite observar: quais avanços foram obtidos? Que dificuldades ainda se apresentam?


EXEMPLO DE SEQUÊNCIA


Gênero: (Selecionar um gênero adequado ao ano e à turma, considerando sua estrutura)
Convite (saudação inicial junto ao nome do convidado – ex: Querido João; corpo do texto convidando para um evento, com data, horário e local. Saudação final e nome de quem convida)

Produção Inicial: Propor a produção de um texto de acordo com o gênero escolhido, não é necessário já ter trabalhado com gênero, pois a intenção é levantar as hipóteses das crianças.
A partir da apresentação das imagens representando os quadros das brincadeiras de Portinari e Ivan Cruz e sua devida tematização, propor que as crianças elaborem um convite (individualmente), para a brincadeira presente na gravura.

Diagnóstico da Produção: A partir da interpretação da produção inicial: o que os alunos já sabem sobre o gênero e o que precisam aprender? Nesse momento, o eixo é o da Análise Linguística: discursividade e textualidade, então não é necessário focar no SEA.
Exemplo: os alunos compõem o corpo do texto, porém não identificam local, data, horário.


Atividade de Descoberta:
Que atividade será proposta para evidenciar as características do gênero? (Observação de textos parecidos, levantamento de características, de condições de planejamento – o quê, para quem, como e etc.)

Exemplo: comparação de vários convites elencando coletivamente as características: onde circula, tema, estilo, forma de composição.



Atividades de Sistematização: Que atividades podem ser propostas para que os alunos sistematizem as características elencadas? (Textos lacunados, produções e revisões coletivas)


Exemplo: convite lacunado para preenchimento, produção coletiva de um convite, revisão coletiva de textos da avaliação (sem identificar o autor).



Produção:
Proposta de produção (individual ou em dupla)

Exemplo: A professora agenda um dia e horário para fazer a leitura compartilhada do livro “Era uma vez... 1, 2, 3”, e solicita aos alunos que escrevam um convite ao coordenador da escola para presenciar o momento.


Revisão da Produção: Adequação da produção ao gênero (pode ser realizada a partir de pauta que elenque as características do gênero)

Exemplo de pauta: Meu texto tem: para quem é, de quem é ... (pode ser realizado coletivamente, nas turmas com menor autonomia de leitura ou individualmente, se possível)


Produção Final: Instrumento que permite observar quais avanços foram obtidos e que dificuldades ainda se apresentam.

Exemplo: texto reescrito e encaminhado ao coordenador e realização da leitura no horário agendado.



Para encerrar as discussões teóricas e práticas, terminamos o dia com a apresentação da parte final do filme "Menino Maluquinho".





As cenas apresentadas dialogam com a significativa frase do artista Ivan Cruz:

"A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração"

Que não falte nenhum pedaço ao nosso coração!

 :)

Mais um dia de trabalho terminou, mas as tarefas não!
Não esqueçam de ler a seção "Aprofundando o tema" da Unidade 5 do caderno de formação e registrar como ocorreu na escola o desenvolvimento da sequência didática planejada no encontro PNAIC!

Bom trabalho a todos!


49 comentários:

  1. Gostei muito de participar de momento de aprendizagem e tambem de troca com as colegas.Tenho certeza que cada um dos professores contribuiu para o sucesso do curso. Renata Mathias.

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  2. Me sinto privilegiada por ter participado do PNAIC com ele pude introduzir e aprofundar métodos de ensino e repensar minha prática pedagógica. Trabalho com 1º ano um aumento significativo no número de alfabéticos. Aprendi muito com a minha orientadora Renata Castro. Obrigado PNAIC , obrigada Renata.

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  4. Participar da formação do PNAIC foi muito proveitoso, aprendi muitas coisas interessantes e necessárias para a sala de aula.
    É claro que devido a experiência no magistério a gente acaba acumulando “boas práticas” de ensino e aprendizado, mas os materiais do PNAIC e os encontros muito bem planejados e conduzidos pela formadora Cristina Barroco me ajudaram a consolidar meu conhecimento pedagógico, proporcionando assim melhor atuação em sala de aula. Eu recomendo PNAIC para todos os professores que ainda não fizeram. Vale a pena!

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  5. Gostei muito de participar desses momentos que permitiram repensar minha pratica no dia a dia, a possibilidade de troca com as colegas o que muito nos enriquece, a boa condução dos encontros pela formadora Daniele M. Mônaco. O sucesso do curso se deve a contribuição pessoal de cada professora participante com suas experiências e descobertas e compartilhamento.

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  6. Gostei bastante do curso, trouxe novidades para a minha prática , como por exemplo a avaliação rubrica foi muito bom...e espero continuar no próximo módulo de matemática...

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  7. O curso foi muito bom, através dos materiais e reflexões pude renovar a minha prática em sala de aula. A sequência didática e a rotina semanal são muito importantes para
    a organização da aprendizagem.

    Lidia Rita de Sá

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  8. Com certeza foi muito bom participar do PNAIC, pois através dele pude resgatar alguns conceitos que andavam esquecidos, compartilhar práticas que são aplicadas em sala de aula e acima de tudo ampliar meus conhecimentos no intuito de um melhor desenvolvimento de meus alunos. Valeu!

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  9. Ana Dalva
    É sempre muito bom participar de cursos e este em especial foi muito proveitoso, pois pude compartilhar experiências, somar conhecimentos e multiplicar práticas educacionais de forma a favorecer e enriquecer as aprendizagens do alunos. Os nossos encontros foram muito bem preparados e conduzidos pela nossa formadora Renata Castro. Estou ansiosa pelo de Matemática. Valeu!!!

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  10. Parabéns as tutoras pelo excelente trabalho,a nos cursistas que nos dedicamos para que o curso desse certo.Foi muito produtivo estes meses ,a nossa turma foi 10.

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  11. Participar do PNAIC enriqueceu muito minha prática pedagógica. Iniciei, aprofundei e consolidei vários conhecimentos. Minha rotina diária ficou ainda mais organizada. Dei maior valor a oralidade e aos momentos que envolvam jogos e brincadeiras. Espero que cursos como este sejam contínuos. Agradeço nossa formadora pela dedicação, comprometimento e carinho. Parabéns para todos nós!

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  12. Gostei muito de ter participado do PNAIC, pois me trouxe mais clareza para a prática dos conteúdos trabalhados durante todo o ano, me senti mais envolvida com as professoras que também estavam no curso e os outros da Escola Paulo Colombo, podendo desenvolver vários trabalhos juntos. E assim agradeço a todas as pessoas que conheci por ter aprendido algo com as experiências de cada uma e principalmente `a nossa orientadora Cris, que teve todo carinho e paciência conosco. Jesuina

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  13. Foi muito gratificante participar do PNAIC. Pude ampliar os meus conhecimentos e desenvolver com mais clareza minha prática em sala de aula.Agradeço e parabenizo a Orientadora Cristina Barroco pela sua dedicação e compromisso, suas aulas foram ótimas!

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  14. O PNAIC é um curso que consolidou os conhecimentos que obtive no PROFA. Tem me ajudado muito na minha rotina diária e contribuído para novas práticas pedagógicas. A formadora Cristina contribuiu muito para esses conhecimentos que adquiri, com sua competência e amor pelo que faz, sempre nos incentivando a buscar diferentes saídas.
    Soraya A. O. A Santos

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  15. Um Curso muito especial, pois a partir dos estudos, leituras dos textos dos cadernos e colaboração da Tutora Cristina, vários aspectos foram acrescentados à minha prática alfabetizadora, contribuindo com aquelas que eu já desempenhava com os alunos dos 1ºs anos. Enfatizei mais as atividades com rimas e aprofundei o trabalho com os eixos, sempre atenta aos direitos de aprendizagem. Também muito bons os jogos e livros do Acervo Complementar, com os quais preparamos o Cantinho permanente de Leitura.
    Meus agradecimentos especiais à Tutora Cristina, que de forma sempre amável e prestativa, conseguiu conduzir todos os encontros com profissionalismo e competência, colaborando com todas as participantes na partilha de saberes e consolidação de novos conhecimentos.
    Obrigada a todos que tiveram envolvimento no Curso PNAIC e até 2014, com mais oportunidades de aprendizagem!
    Maria Isabel Abrantes

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  16. O PNAIC foi muito bom, aprendi que com as sequencias didáticas e os projetos posso organizar melhor o meu tempo e assim dar mais atenção para aqueles alunos com mais dificuldades. Também me mostrou que para aprender, as crianças podem brincar, o lúdico é muito importante e torna o aprendizado mais significativo.
    Espero que em 2014 o curso seja estendido para os demais anos do fundamental I, pois quero muito fazer matemática.
    Deixo aqui meu agradecimento e um forte abraço para minha tutora Cristina que foi uma excelente formadora. E também para minhas colegas de curso, que com suas experiências enriqueceram a formação.
    Elaine Fontanezi

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  17. Caros colegas,
    Lemos e relemos teorias de grandes nomes da educação, nos atualizamos constantemente sobre os assuntos que abordam a alfabetização, nos preocupamos com a reputação brasileira diante da educação no mundo, pois quando se fala de educação, estão falando da gente, ou não?
    É... Muito se fala... Chegou a hora de FAZER!
    É para isso que o PNAIC está entre nós. Para nos auxiliar como AGIR em sala de aula, respeitando a realidade que encontramos nela. Isso não significa deixarmos as teorias, pesquisas, diálogo de lado, mas entendermos como APLICAR tudo isso em SALA DE AULA, onde tudo realmente ACONTECE.

    Flávia Emília Ferreira

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  18. Participar do PNAIC foi muito bom, compartilhamos experiências, conhecemos pessoas que trouxeram maneiras diferentes de aplicar a rotina, e a formadora foi ótima!

    Miriam S. Curria de Andrade

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  19. Cristina dos S. Cortez Ruggeri - PNAIC CEU Casa Blanca - orientadora Renata Castro
    Minha participação no curso do PNAIC veio fortalecer meus laços com minhas colegas, garantindo uma trajetória menos solitária e mais envolvente. Organizou-se idéias. Idéias esquecidas, idéias construídas, idéias trocadas e multiplicadas. notou-se uma vontade unitária, de cada um que foi somada na consolidação de muitas propostas. Que venha PNAIC 2014 - matemática, aguardaremos com muita ansiedade.

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  20. Claudia C. Rapozeiro - tutora Renata Castro
    Participar da formação do PNAIC foi muito proveitoso, aprendi muitas coisas interessantes e necessárias para a sala de aula, reestruturei e consolidei outros Devido a experiência no magistério a gente acaba acumulando boas práticas e até mesmo práticas bem individuais de ensino e aprendizado, mas os materiais do PNAIC e os encontros planejados e conduzidos pela formadora Renata Castro e enriquecidos com as práticas, experiências e conhecimentos das colegas ajudaram a fortalecer e diversificar ainda mais minha prática pedagógica na busca da melhor atuação em sala de aula, onde tentamos oportunizar o conhecimento a todos os nossos alunos.Agora é esperar pelo de matemática!!!!!

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  21. Cláudia Freire Barbosa dos Santos
    O curso foi muito bom pois através dele pude repensar algumas práticas como sequências didáticas e projetos.
    A formadora foi ótim, muito amável e dedicada.
    Espero ansiosamente o próximo ano para dar continuidade a esta experiência.

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  22. O curso foi maravilhoso! Ao participar do PNAIC, foi possível resgatar conceitos, "revisitar "e compartilhar práticas aplicadas em sala de aula e acima de tudo ampliar nosso conhecimento diversificando a prática pedagógica e a gestão de sala de aula.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizar a tutora Cristina pela dedicação,carinho e empenho.

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  23. Adriana Alves Rodrigues Jesus - tutora Cristina Barroco
    Nos encontros deste ano aprendi conceitos, incrementei minha prática e troquei experiências que contribuíram nos processos de desenvolvimento do aluno e também na melhoria das minhas rotinas escolares. O grupo e a formadora Cristina contribuíram pela riqueza da experiência.

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  24. Participar do PNAIC foi muito proveitoso pois aprofundei e muito meus conhecimentos pedagógicos, além de rever algumas amigas queridas que há muito não as via e trocarmos experiências com outras que acabei conhecendo em nossos encontros.
    Além é claro da nossa orientadora Cristina que foi maravilhosa!!!! Eu recomendo
    beijos e obrigada a todos Maria Ap. Gomes LIA DRE CAMPO LIMPO

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  25. O curso me proporcionou a oportunidade discutir com colegas de grupo, favorecendo a troca de experiências e reflexões mais aprofundadas sobre a nossa prática, estruturando e melhorando ainda mais nossas ações.
    Formamos um grupo que está mostrando que podemos fazer a diferença. Boas relações de amizade e companheirismo se estabeleceram entre nós.
    Nossa formadora Cristina, dedicada e carinhosa, expôs o curso de forma clara e com muita habilidade didática.
    Estou ansiosa aguardando o curso PNAIC 2014.

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  26. O pnaic foi um novo mundo de possiblidades no ensino e na alfabetização, espero conseguir consolidar todos essa conhecimentos e usá-los na minha prática.

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  27. O curso do PNAIC contribuiu muito para nossa prática no processo de alfabetização proporcionando uma nova visão acerca de procedimentos já praticados por muitos de nós, mas sem uma sistematização. Este curo possibilitou um esclarecimento sobre o como e o porquê de muitas ações em sala de aula e principalmente procurou atingir aqueles que mais precisam dentro de uma clientela diversificada através de uma avaliação formativa, jogos, brincadeiras e outras atividades orientadas, Não conseguirei dizer aqui sobre todos os benefícios proporcionados por este curso,mesmo porque estes conteúdos já se relacionaram com outros e já se multiplicaram, somente uma prática diferenciada poderá demonstrar isso.

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  28. Foi muito produtivo e esclarecedor participar do curso do Pnaic. Ao final, pude perceber o quanto os conhecimentos construídos no processo de formação foram consistentes e puderam ser aprofundados e/ou consolidados através de estreita relação entre embasamento teórico e vivências de sala de aula, ricamente exploradas e socializadas junto às colegas e formadora. Conhecimentos estes, que puderam ser aplicados em sala de aula com mais clareza e intencionalidade acerca dos objetivos a serem atingidos e cujo material de apoio desenvolvido e disponibilizado, também será de grande valia para o planejamento das aulas no(s) próximos(s) ano(s). Agradeço à formadora Cris pelo excelente e competente trabalho realizado com nosso grupo e almejo poder participar de sua próxima formação, de matemática, ano que vem! Aproveito para desejar a toda(os) um maravilhoso Natal, com Cristo!

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  29. O curso proporcionou a reflexão sobre minha prática em sala de aula e ajudou a consolidar aprofundar meus conhecimentos. Comecei a introduzir e aprofundar nas produções textuais dos alunos a organização roteiros, coisa que antes não fazia em minha prática. Na oralidade comecei a introduzir e aprofundar momentos de debates. Para os próximos anos pretendo colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa formação.

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  30. Apreciei bastante participar do PNAIC contribuiu para com a minha prática pedagógica. Vários conhecimentos foram iniciados, aprofundados e consolidados. Minha rotina diária ficou ainda mais organizada. Valorizei mais a oralidade e a aprendizagem a partir de jogos e brincadeiras. Parabenizo à orientadora Professora Elza que ministrou esse curso com tamanha dedicação.

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  31. O curso do PNAIC veio para consolidar alguns conceitos da minha prática pedagógica. Organizar melhor a rotina, trabalhar os eixos de aprendizagem de uma forma mais sistematizada. Foram momentos de muita reflexão, trocas de experiências com os colegas, profissionais que, como a nossa formadora Cristina, apresentam muita competência e determinação: Educar sempre, desistir, jamais!
    Abraços meninas. Foi muito bom !!!
    Kátia Idelí Lourenço

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  32. Foi muito proveitoso participar do PNAIC com a formadora Cristina que com competência nos orientou em cada encontro, sempre trazendo além dos conteúdos bem planejados muitos outros exemplos de estratégias para melhorar nossa prática pedagógica.

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  33. Vera Gouveia 09/12/13
    Formadora Elenita
    Foi de grande valia participar dos encontros do PNAIC, me auxiliando e abrindo novas perspectivas no trabalho pedagógico, valorizando a oralidade das crianças, elaborando uma boa rotina semanal, planejando uma leitura deleite que desperte mais interesse das crianças, inserindo mais momentos com jogos e brincadeiras nas rotinas pedagógicas e fazendo sempre uma reflexão sistematizado do trabalho em sala de aula.
    Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa e as pessoas que estão engajadas nesse desafio de aprender a aprender

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  34. Foi muito produtivo participar do PNAIC, os conhecimentos adquiridos e as experiências que foram trocadas durante o curso, aperfeiçoaram a minha prática pedagógica.

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  36. Formadora Rose Mary
    A formação do PNAIC foi muito produtiva, pois além de rever "velhos" amigos, fiz novas amizades. Destaco os momentos de leitura deleite, os vídeos e, principalmente, as trocas de experiências. O que ficou de mais significativo foi a importância dos registros, sendo eles, uma garantia de acompanhamento do processo de evolução das crianças na construção do S.E.A. Julgo que há necessidade de aprofundar os estudos com aqueles alunos que, apesar de um trabalho diferenciado, não avançaram tanto quanto o esperado. Enfim, valeu participar destes encontros.

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  37. Para mim, o curso foi um lugar onde conheci amigos. Amigos estes que me ajudaram a compreender que nosso trabalho não é solitário, assim como nossos medos, angustias e anseios. Juntos, nos tornamos fortes. Com o material oferecido, conseguimos visualizar objetivos a serem alcançados e maneiras de o atingirmos. Foi um momento muito rico e prazeroso. Já estou com saudades! Rose, você não imagina como aprendi, principalmente com a sua maravilhosa presença!!
    Elena Cristina Sales Góis
    EMEF. Pracinhas da FEB.

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  38. Participar do PNAIC neste ano foi muito significante,pois todos os encontros eram enriquecidos pela professora Elenita que transformava nossos encontros. Compartilhamos experiências,novos conteúdos e práticas pedagógicas integrando uma socialização participativa. Muita luz para todos e até 2014!!
    Leila Buzzi Magalhães.
    Emef. Prof. Clemente Pastore

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  40. Gostei muito de participar do PNAIC,com a formadora Elenita,o curso me fez refletir sobre os conteúdos e a prática desenvolvidos em sala de aula,podendo assim compartilharmos o que já sabíamos e aprimorarmos nossos conhecimentos.Que venha novos cursos!
    Ester Custódia dos Santos.

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  41. Adorei realizar o curso PNAIC. Trouxe muitas mudanças para minha prática pedagógica; estar recebendo capacitações e se atualizando é necessário. Parabenizo em especial a formadora Elza que sempre nos orientou e procurou nos mostrar o que podemos melhorar em nossa profissão. Gostaria muito de continuar no ano que vem. Parabéns a todos que fizeram parte do curso neste ano pelo sucesso e dedicação aos trabalhos desenvolvidos!
    Francieli L.R. da Costa

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  42. O PNAIC foi uma oportunidade de refletir e encaminhar novos procedimentos na minha prática em sala de aula. O professor necessita de atualização e o PNAIC possibilitou renovação dos conhecimentos, conceitos e concepções de ensino.
    Márcia Fernandes Dantas

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  43. O curso PNAIC apresentou subsídios que inovaram minha postura e repertório didático, bem como, contribuiu para o aperfeiçoamento e validação teórica da minha prática pedagógica.
    A nossa formadora demonstrou muita segurança e competência, atuou de forma brilhante, conseguindo transformar os nossos sábados de exaustão em dias prazerosos, com aulas dinâmicas, atraentes, de modo a não percebermos o tempo passar.
    Além do deleite pedagógico fizemos novas amizades, trocamos informações e experiências que nos deixaram mais seguras e menos anciosas.

    Maria José Pereira da Silva
    Emef. Carolina Rennó Ribeiro de Oliveira

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  44. Este curso do PNAIC foi um incremento para minha prática pedagógica, no começo eu nem queria fazê-lo, mas fui gostando do grupo e do foi oferecido a nós para o nosso dia a dia.Obrigada por esta ano!
    Nora Ap. Lima Santos - EMEF Prof. Carolina Rennó

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  45. Participar do PNAIC foi muito importante, uma vez que, os momentos de reflexão, de trocas de experiências e interação com a orientadora Elenita e com as demais professoras do grupo, propiciaram o aprimoramento de minha prática pedagógica o que resultou, com certeza, na melhoria do meu trabalho em sala de aula.
    Márcia Maria da Silva- Emef Profª Carolina Rennó R. de Oliveira

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  46. Tenho a grata satisfação de dizer que gostei muito de participar desses encontros, onde pudemos conviver, trocar experiências, compartilhar "lanchinhos", conversar com as novas amigas ( saber que estamos, afinal, no mesmo barco de ansiedades), ouvir de forma agradável todo embasamento teórico de nossa orientadora de estudos Elenita Santana, que com seu entusiasmo e competência nos cativou, nos fez acreditar que ainda podemos mudar, reinventar e validar toda nossa bagagem e expectativas na alfabetização.
    Uma coisa que está sempre comigo...
    " Acredito muito na vida e em seus acontecimentos. Estamos onde deveríamos estar, com as pessoas que precisaríamos estar, na hora em que poderíamos estar e em situações que nos faz acreditar que podemos Ser, Fazer, Acontecer:
    SER o que somos: imperfeitos mas esforçados, engajados, entusiasmados...
    FAZER o que nos propomos: Lutar, trabalhar , acreditar...
    E esperar ACONTECER: o que nos pode surpreender!! "

    Foi um prazer estar com cada um de vocês e até o próximo encontro, no nosso próximo curso do próximo ano.
    Edna Seiko Ishizaka - EMEF Profª Carolina Rennó Ribeiro de Oliveira

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  47. o curso PNAIC teve muita importância em meu trabalho em sala de aula, principalmente sobre os eixos de aprendizagem, me ajudou muito.
    Simone A.L.Silva - EMEF Pracinhas da FEB

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  48. De Jucineide de Souza Bispo Paula

    O curso me fez resgatar e garantir na rotina o tempo de brincar, o uso dos jogos e brincadeiras como direito de aprendizagem de nossas criança.
    Jucineide de Souza Bispo Paula - EMEF Professor José Francisco Cavalcante.

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  49. Foi muito importante para minha formação e pratica em sala de aula, pois eu não tinha a reflexão a respeito das minhas praticas e de que maneira poderia melhorar. Hoje já é rotina a leitura deleite, pratica que não fazia parte da minha aula. agradeço as professoras formadoras pela paciência, e nos aguardem no próximo ano. se Deus quiser...bjs
    Claudia R.C. Oliveira Emef Professor Ricardo Vitiello

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