sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Encontro final 2013 - No presente, resgatar o passado e planejar o futuro

Depois de tantas ações e emoções, a formação PNAIC chegou ao seu último encontro de 2013.


Momento de retomar conceitos fundamentais ao processo de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização; planejar o ensino com foco nos direitos de aprendizagem, na educação inclusiva, na avaliação formativa e na qualificação dos registros da aprendizagem e consolidar a importância do trabalho colaborativo nas unidades escolares.

Para começar, os cursistas relataram as atividades diversificadas desenvolvidas com os alunos. 

Planejar atividades diferenciadas para atender a heterogeneidade da sala de aula exige investigação, planejamento e confiança no potencial de aprendizagem de todos os alunos.

Os relatos comprovaram a preocupação dos professores com essa demanda e o desejo de permanecer estudando sobre o assunto e trocando experiências com seus pares.

Aproveitando essa reflexão, o grupo reviu alguns conceitos fundamentais ao PNAIC e que são considerados referências para a prática pedagógica, reforçando a necessidade de, como diz Oswaldo Montenegro, Ser feliz agora. Vamos conferir!


Após rever os conceitos, os professores alfabetizadores foram convidados a dialogar com seus pares e planejar algumas metas para 2014 à luz dos conceitos desenvolvidos. 

Seguem abaixo algumas dessas metas compartilhadas por nossos professores.


Planejar, tarefa sempre presente na vida de todos, mas essencial ao professor que tem responsabilidade social com a aprendizagem de seus alunos. 

A esses profissionais que merecem todo nosso respeito dedicamos a homenagem a seguir.


Na sequência de ações, como não poderia deixar de faltar, os cursistas puderam se autoavaliar e avaliar a formação PNAIC deste ano por meio da seguinte rubrica:

RUBRICA PARA REFLEXÃO
PNAIC 2013
Cursista_______________________________________________________________
     
NÃO INTRODUZIDO
INTRODUZIDO
APROFUNDADO
CONSOLIDADO
ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DA FORMADORA
Desenvolveu a pauta proposta.
Desenvolveu a pauta proposta fazendo as adaptações necessárias ao ritmo do grupo.
Desenvolveu a pauta proposta fazendo as adaptações necessárias ao ritmo do grupo, trazendo exemplos práticos e estimulando a participação do grupo. Houve interação por meio virtual (e-mail, telefone,...)
Desenvolveu a pauta proposta fazendo as adaptações necessárias ao ritmo do grupo, trazendo exemplos práticos, sistematizando o conteúdo trabalhado no dia e possibilitando a participação de todos os membros do grupo. Houve interação por meio virtual (e-mail, telefone,...)
CONTEÚDO DA FORMAÇÃO
Todos os conteúdos trabalhados já eram de conhecimento do grupo.
A maior parte dos conteúdos trabalhados já era de conhecimento do grupo e não houve aprofundamento.
Os conteúdos foram trabalhados de forma a ampliar o conhecimento de todos os envolvidos quando comparamos com o conhecimento prévio de cada um.
Os conteúdos foram trabalhados de forma a ampliar o conhecimento de todos os envolvidos quando comparamos com o conhecimento prévio de cada um. Já é possível uma transposição para outros conteúdos que não foram abordados nessa formação.
ESTRATÉGIAS PROPOSTAS NO DECORRER DOS ENCONTROS PRESENCIAIS
Os encontros estiveram pautados em uma única estratégia (por exemplo, leitura de slides)
Os encontros foram organizados com base em algumas estratégias, como leituras e socialização da discussão.
Os encontros foram organizados com base em estratégias, variadas, em diferentes linguagens, com momentos de troca de experiências e socialização da discussão.
Os encontros foram organizados com base em estratégias, variadas, em diferentes linguagens, com momentos de troca de experiências, socialização da discussão, sistematização dos conteúdos abordados com intervenção da formadora e de membros do grupo.
ALCANCE DOS OBJETIVOS
Os objetivos da formação não ficaram claros, não tendo como avaliar se foram alcançados ou não.
Os objetivos da formação ficaram claros, conseguimos alcançá-los parcialmente.
Os objetivos da formação foram apresentados no início do ano, houve momentos de avaliação ao longo do curso e retomada da proposta.
Os objetivos da formação foram apresentados no início do ano e retomados a cada encontro, houve momentos de avaliação ao longo do curso e readequação dos conteúdos segundo a demanda do grupo.
ATUAÇÃO DO CURSISTA
Participei da maioria dos encontros, fazendo as tarefas propostas presencialmente.


Participei da maioria dos encontros, fazendo as tarefas propostas presencialmente e as tarefas propostas para desenvolvimento em sala de aula.
Participei de todos (ou quase todos)  os encontros, fazendo as tarefas propostas presencialmente, colaborando com o grupo trazendo novos conhecimentos e exemplos de minha prática, tirei dúvidas com os colegas e com a orientadora, desenvolvi as tarefas propostas com a minha turma de alunos.
Participei de todos (ou quase todos)  os encontros, fazendo as tarefas propostas presencialmente, colaborando com o grupo trazendo novos conhecimentos e exemplos de minha prática, tirei dúvidas com os colegas e com a orientadora, desenvolvi  as tarefas propostas com a minha turma de alunos.
Socializei as propostas com outros colegas na escola em que trabalho.


Avaliação, momento importante de toda ação pedagógica, importante para a vida , uma constante renovação.


Nada melhor que encerrar esse primeiro ano de formação PNAIC celebrando com risos, abraços e lembranças, porque todos nós queremos e podemos ser felizes agora!









Que venha 2014 com todas as suas surpresas!

Um comentário:

  1. Olá companheiros do PNAIC, educadores / alunos, finalizamos o ano de 2013, e nem sequer acreditamos em tudo que vimos, revimos e compartilhamos neste ano. Não podemos negar que refletir sobre a prática educativa é e sempre será o nosso principal alvo, uma vez que lidar com esse processo se faz necessário um
    constante ir e vir, pensar e repensar, buscar e rebuscar, construir e desconstruir conceitos e saberes, e que acredito que todos nós educadores o fazemos
    diuturnamente, sempre buscando a melhora de nosso desempenho. O Pacto, no entanto nos prepõe essa ação agora em grupo e em todas as esferas, esperamos
    sinceramente que nossos esforços neste sentido possa ser perceptível agora e para as novas gerações que requer novas perspetivas e novos desafios, que possamos continuar perseguindo nossos sonhos no que diz respeito a Alfabetização e o Letramento tão fundamental nessa nossa sociedade. ESTER RAMOS (EMEF LEVY DE3 AZEVEDO SODRÉ)

    ResponderExcluir