Momento de retomar conceitos fundamentais ao
processo de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização; planejar o
ensino com foco nos direitos de aprendizagem, na educação inclusiva, na
avaliação formativa e na qualificação dos registros da aprendizagem e consolidar
a importância do trabalho colaborativo nas unidades escolares.
Para começar, os cursistas relataram as atividades diversificadas desenvolvidas com os alunos.
Planejar atividades diferenciadas para atender a heterogeneidade da sala de aula exige investigação, planejamento e confiança no potencial de aprendizagem de todos os alunos.
Planejar atividades diferenciadas para atender a heterogeneidade da sala de aula exige investigação, planejamento e confiança no potencial de aprendizagem de todos os alunos.
Os relatos comprovaram a preocupação dos professores com essa demanda e o desejo de permanecer estudando sobre o assunto e trocando experiências com seus pares.
Aproveitando essa reflexão, o grupo reviu alguns conceitos fundamentais ao PNAIC e que são considerados referências para a prática pedagógica, reforçando a necessidade de, como diz Oswaldo Montenegro, Ser feliz agora. Vamos conferir!
Após rever os conceitos, os professores alfabetizadores foram convidados a dialogar com seus pares e planejar algumas metas para 2014 à luz dos conceitos desenvolvidos.
Seguem abaixo algumas dessas metas compartilhadas por nossos professores.
Planejar, tarefa sempre presente na vida de todos, mas essencial ao professor que tem responsabilidade social com a aprendizagem de seus alunos.
A esses profissionais que merecem todo nosso respeito dedicamos a homenagem a seguir.
Na sequência de ações, como não poderia deixar de faltar, os cursistas puderam se autoavaliar e avaliar a formação PNAIC deste ano por meio da seguinte rubrica:
RUBRICA PARA REFLEXÃO
PNAIC 2013
Cursista_______________________________________________________________
NÃO INTRODUZIDO
|
INTRODUZIDO
|
APROFUNDADO
|
CONSOLIDADO
|
|
ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DA
FORMADORA
|
Desenvolveu a pauta proposta.
|
Desenvolveu a pauta proposta fazendo as adaptações
necessárias ao ritmo do grupo.
|
Desenvolveu a pauta proposta fazendo as adaptações
necessárias ao ritmo do grupo, trazendo exemplos práticos e estimulando a
participação do grupo. Houve interação por meio virtual (e-mail,
telefone,...)
|
Desenvolveu a pauta proposta fazendo as adaptações
necessárias ao ritmo do grupo, trazendo exemplos práticos, sistematizando o
conteúdo trabalhado no dia e possibilitando a participação de todos os
membros do grupo. Houve interação por meio virtual (e-mail, telefone,...)
|
CONTEÚDO DA FORMAÇÃO
|
Todos os conteúdos trabalhados já eram de conhecimento do
grupo.
|
A maior parte dos conteúdos trabalhados já era de
conhecimento do grupo e não houve aprofundamento.
|
Os conteúdos foram trabalhados de forma a ampliar o conhecimento
de todos os envolvidos quando comparamos com o conhecimento prévio de cada
um.
|
Os conteúdos foram trabalhados de forma a ampliar o
conhecimento de todos os envolvidos quando comparamos com o conhecimento
prévio de cada um. Já é possível uma transposição para outros conteúdos que não
foram abordados nessa formação.
|
ESTRATÉGIAS PROPOSTAS NO
DECORRER DOS ENCONTROS PRESENCIAIS
|
Os encontros estiveram pautados em uma única estratégia
(por exemplo, leitura de slides)
|
Os encontros foram organizados com base em algumas
estratégias, como leituras e socialização da discussão.
|
Os encontros foram organizados com base em estratégias,
variadas, em diferentes linguagens, com momentos de troca de experiências e
socialização da discussão.
|
Os encontros foram organizados com base em estratégias,
variadas, em diferentes linguagens, com momentos de troca de experiências,
socialização da discussão, sistematização dos conteúdos abordados com
intervenção da formadora e de membros do grupo.
|
ALCANCE DOS OBJETIVOS
|
Os objetivos da formação não ficaram claros, não tendo
como avaliar se foram alcançados ou não.
|
Os objetivos da formação ficaram claros, conseguimos
alcançá-los parcialmente.
|
Os objetivos da formação foram apresentados no início do
ano, houve momentos de avaliação ao longo do curso e retomada da proposta.
|
Os objetivos da formação foram apresentados no início do
ano e retomados a cada encontro, houve momentos de avaliação ao longo do
curso e readequação dos conteúdos segundo a demanda do grupo.
|
ATUAÇÃO DO CURSISTA
|
Participei da maioria dos encontros, fazendo as tarefas
propostas presencialmente.
|
Participei da maioria dos encontros, fazendo as tarefas
propostas presencialmente e as tarefas propostas para desenvolvimento em sala
de aula.
|
Participei de todos (ou quase todos) os encontros, fazendo as tarefas propostas
presencialmente, colaborando com o grupo trazendo novos conhecimentos e
exemplos de minha prática, tirei dúvidas com os colegas e com a orientadora,
desenvolvi as tarefas propostas com a minha turma de alunos.
|
Participei de todos (ou quase todos) os encontros, fazendo as tarefas propostas
presencialmente, colaborando com o grupo trazendo novos conhecimentos e
exemplos de minha prática, tirei dúvidas com os colegas e com a orientadora,
desenvolvi as tarefas propostas com a
minha turma de alunos.
Socializei as propostas com outros colegas na escola em
que trabalho.
|
Avaliação, momento importante de toda ação pedagógica, importante para a vida , uma constante renovação.
Nada melhor que encerrar esse primeiro ano de formação PNAIC celebrando com risos, abraços e lembranças, porque todos nós queremos e podemos ser felizes agora!
Que venha 2014 com todas as suas surpresas!
Olá companheiros do PNAIC, educadores / alunos, finalizamos o ano de 2013, e nem sequer acreditamos em tudo que vimos, revimos e compartilhamos neste ano. Não podemos negar que refletir sobre a prática educativa é e sempre será o nosso principal alvo, uma vez que lidar com esse processo se faz necessário um
ResponderExcluirconstante ir e vir, pensar e repensar, buscar e rebuscar, construir e desconstruir conceitos e saberes, e que acredito que todos nós educadores o fazemos
diuturnamente, sempre buscando a melhora de nosso desempenho. O Pacto, no entanto nos prepõe essa ação agora em grupo e em todas as esferas, esperamos
sinceramente que nossos esforços neste sentido possa ser perceptível agora e para as novas gerações que requer novas perspetivas e novos desafios, que possamos continuar perseguindo nossos sonhos no que diz respeito a Alfabetização e o Letramento tão fundamental nessa nossa sociedade. ESTER RAMOS (EMEF LEVY DE3 AZEVEDO SODRÉ)