sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

REGISTRAR É PRECISO: REGISTROS DIFERENCIADOS

Registrar é preciso!


É consenso entre educadores a importância da prática do registro. É preciso construir uma história sobre o processo educativo para poder resgatá-lo, aperfeiçoá-lo e justificar seus resultados. 

A aprendizagem é fruto de uma série de ações que, se não forem registradas, perdem-se no cotidiano. Nesse sentido, a prática do registro foi amplamente referendada pela formação PNAIC na DRE Campo Limpo, por isso cada orientadora de estudos organizou com sua turma os registros dos encontros. 

Essa tarefa inicial se tornou uma rotina instigante, pois relatos diferenciados foram surgindo em vários gêneros: versões de músicas, narração de corrida, conto de fadas, literatura de cordel, rádio entre outras.

Vamos a alguns desses registros...



CORDEL PARA O PNAIC





O SEXTO ENCONTRO DO PNAIC
ACONTECEU NO MÊS DE AGOSTO
SENDO DIA VINTE E QUATRO
E UMA PROFESSORA COM GOSTO
FEZ A LEITURA REGALO
DE MEU REINO POR UM CAVALO
E FOMOS AO REGISTRO DO OUTRO

ERA O DO QUINTO ENCONTRO
PRA MEMÓRIA REFRESCAR
DAQUILO QUE JÁ ESTUDAMOS
E PODER INICIAR
AS TAREFAS DESSE DIA
E TODO MUNDO ENTÃO IA
SUA TURMA ANALISAR

NA SEQUÊNCIA FEZ-SE GRUPOS
PRÁ PARTILHAR AS PLANILHAS
DA TURMA QUE CADA UM
NA SUA ESCOLA PARTILHA
NO ROLAR DO DIA A DIA
E ENTÃO ALI SE VIA
QUE NINGUÉM É UMA ILHA

TODA TURMA TEM ALUNO
QUE APRESENTA DIFICULDADE
TEM AQUELES BEM ESPERTOS
QUE LÊEM COM FACILIDADE
TEM AINDA OS MEDIANOS
QUE JÁ ESTÃO CAMINHANDO
PRA NOSSA FELICIDADE

TRILHANDO PELO CAMINHO
QUE AS QUESTÕES SUGERIAM
COMO AVALIOU-SE A TURMA
PRÁ CHEGAR AO QUE SE VIA
O QUE INDICAVAM OS RESULTADOS
E QUAIS ERAM OS CUIDADOS
QUE CADA TURMA CARECIA

AÍ APONTAMOS O QUE VIMOS
NA PAUTA DE OBSERVAÇÃO
SE ESTA ERA SATISFATÓRIA
SE CABIA MUDANÇA OU NÃO
E O QUE DEVIA AINDA SER FEITO
PRÁ GARANTIR O DIREITO
DO ALUNO EM ALFABETIZAÇÃO

NAS TURMAS DOS PRIMEIROS ANOS
OBSERVOU-SE O DIA A DIA
COM VÁRIAS ATIVIDADES
QUE A ROTINA SUGERIA
E PRÁ AVANÇAR NO APRENDIZADO
VAI TER GÊNEROS VARIADOS
PARLENDAS E CONTORIAS

BILHETE, CONVITE E RECEITA
TAMBÉM VÃO ENTRAR NA DANÇA
COMO NOVAS ATIVIDADES
NO APRENDER DAS CRIANÇAS
E, LÓGICO, SERÁ REGISTRADO
SOZINHO OU AUXILIADO
PRÁ SENTIR MAIS SEGURANÇA

JÁ NOS SEGUNDOS ANOS
FOI DIFÍCIL A PRODUÇÃO
OS ALUNOS AINDA APRESENTAM
ESSA LIMITAÇÃO
PROPÔS UM TRABALHO CERRADO
COM EIXOS BEM VARIADOS
LEITURA E INTERPRETAÇÃO

NOS TERCEIROS ANOS NOTOU-SE
QUE AQUELE MAPEAMENTO
FEITO PELOS PROFESSORES
DAVA UM ESCLARECIMENTO
DE QUE O TRABALHO CARECIA
QUE NO CORRER DO DIA A DIA
TRABALHE COM AGRUPAMENTO

E QUE ESSAS ATIVIDADES
PRIORIZEM A PRODUÇÃO
MAS A LEITURA TAMBÉM
DEVE ESTAR SEMPRE EM AÇÃO
SEM ESQUECER OUTRA PARTE
QUE VAI MEXER COM A ARTE
DE FAZER A INTERPRETAÇÃO

A TUTORA FECHA A RODADA
FAZENDO PONTUAÇÕES
QUE A ESCOLA PRECISA SE VALORIZAR
DAS CRIANÇAS AS INTERAÇÕES
ELENCAR HABILIDADES
DAR PRAZER NAS ATIVIDADES
SEM PERDER SUAS FUNÇÕES

COMO SEGUNDA TAREFA
VEIO LOGO A BRINCADEIRA
QUE MEXEU COM AS LEMBRANÇAS
DA INFÂNCIA DA TURMA INTEIRA
E NAS APRESENTAÇÕES
TRAZENDO RECORDAÇÕES
FOI AQUELA BARULHEIRA

IVAN CRUZ FOI RECORDADO
COM A FRASE IMORTAL
QUE “A CRIANÇA QUE NÃO BRINCA”
JAMAIS PODE SER NORMAL
E QUANDO ADULTO É FECHADO
TEM O CORAÇÃO MARCADO
ISSO LHE FAZ MUITO MAL

PRA EXPRESSAR QUE A BRINCADEIRA
É POR DEVERAS IMPORTANTE
NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
COMO ALGO FASCINANTE
E QUE O ADULTO QUE NÃO BRINCOU
PRÁ VIDA INTEIRA MARCOU
COMO UM FARDO FATIGANTE

PARADA PARA O ALMOÇO
PARA REPOR ENERGIA
E IR PRÁ SEGUNDA PARTE
COM ÂNIMO E ALEGRIA
CONCLUIR O AFAZER
SE DESPEDIR COM PRAZER
DIZENDO ATÉ OUTRO DIA

TAMBÉM NA SEGUNDA PARTE
TEVE MUITA PRODUÇÃO
ALGUMAS PALAVRAS SÃO DADAS
PRÁ NOSSA CONCEITUAÇÃO
DEPOIS DE VER A UM DOCUMENTO
SERIA ENTÃO O MOMENTO
DE ESTARMOS CERTOS OU NÃO


TEVE GÊNERO E PROJETO
TAMBÉM TIPOS TEXTUAIS
TEVE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ATIVIDADES SEQUENCIAIS
AS DISCUSSÕES ENRIQUECERAM
E TODOS ENTÃO ENTENDERAM
DESSES CONCEITOS UM POUCO MAIS

E FINALIZANDO O ENCONTRO
FOMO PENSAR NOSSA PRÁTICA
PRÁ TRAZER DA PRÓXIMA VEZ
E A TUTORA SIMPÁTICA
NOS PROPÔS DESENVOLVER
E NA PRÓXIMA AULA TRAZER
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA


PARA CADA TURMA ENTÃO
O GÊNERO FOI DETERMINANDO
FICOU CONVITE OU LEGENDA
PARA OS PRIMEIROS ANOS
PARA OS SEGUNDOS, CANTIGAS
JOGOS COM REGRAS SEM INTRIGAS
PARA IR ALFABETIZANDO

OS VERBETES E AS NOTÍCIAS
PARA OS TERCEIROS ANOS FICOU
QUE TERÃO TRABALHO DURO
ALUNO E PROFESSOR
E HOJE EM VINTE E UM DE SETEMBRO
É SÓ ISSO QUE EU ME LEMBRO
DE TUDO QUE AQUI ROLOU



MEMÓRIA DE EXCLUSÃO

NO PRIMÁRIO NADA SABIA
MINHA PROFESSORA ME EXCLUIU
UMA ENORME DOR EU SENTIA
AO SABER QUE NINGUÉM ME QUERIA

VONTADE EU TINHA,
MAS ELA, NÃO ME ENTENDIA
O CONTEÚDO PARA MIM NÃO EXISTIA
PARA ELA NADA EU SERIA
EM CASA, MINHA MÃE ME PUNIA
PARA ELA, LER E ESCREVER EU NÃO QUERIA

ACHAVA QUE PREGUIÇA COMIGO VIVIA
E NUNCA APRENDER EU IRIA


CHORAR, GRITAR EU NÃO PODIA
APENAS ACREDITAR QUE AQUI
EU CHEGARIA UM DIA            


        Joaquina Dantas

     EMEF Terezinha Mota


COMO SE APRENDE?

Como aprende a pequena Laura?
Como aprende o menino que assusta o lobo?
Como aprendem tantos meninos e meninas que estão por aí?

Aprendem ouvindo,
Aprendem vendo,
Aprendem sentindo,
Tocando,
Cantando,
Imitando,
E não apenas copiando,
Decorando.

Copiando e repetindo?
Sem consciência?
Sem noção?
Sem nenhuma emoção?

Não ... não ... não...

Conhecimento requer compreensão,
Requer emoção,
Requer um aprendizado,
Que toque o coração.

- E como aprendem esses pequenos?
Perguntam educadores
Perguntam coordenadores

Aprendem ouvindo,
Aprendem observando,
Aprendem tocando,
Cantando,
Sentindo,
Aprendem, também, jogando.

Os jogos têm uma intenção,
Despertam a atenção,
Buscam a construção, a sistematização.

Os jogos confirmam a premissa:
“brincando também se aprende”
E por que não brincar?
Por que não transformar?


(Emilia Santana Lima / registro do encontro de 15 de junho de 2013 / PNAIC)



PROGRAMA DE RÁDIO
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REGISTRO DO ENCONTRO DO DIA 10/06/2013
Professores retomaram assuntos do último encontro;
Antecipamos e inferimos
Com a leitura do
Texto de Manuel Lobato
O homem da favela, verificando e descobrindo o desfecho.

Na realização da leitura A primeira ideia é simplesmente a primeira
Aprendemos com
César Nunes a
Importância das ideias que agregam e da
Organização da Rotina detalhada
Na prática diária, da
Análise das atividades e
Leituras planejadas.

Projetos bem elaborados,
Estratégias eficazes,
Letrando e alfabetizando com
Atividades permanentes.

Aulas diversificadas,
Liberdade de replanejamento, sendo
Fundamental registrar. Para uma
Aprendizagem significativa
Brincadeiras e jogos não devem faltar.
Entre outras disciplinas,
Textos atuais de qualidade,
Incentivo à autonomia
Zerando níveis de analfabetismo,
Auxiliando na aprendizagem
Conhecimentos prévios
Ampliação do conhecimento dos gêneros textuais e
Ordenação de ideias.

No vídeo
Artur Gomes de Moraes (UFPE)

Incentiva atividades reflexivas,
Definindo
Análise fonológica,
Domínio dos códigos linguísticos e
Ensino do Sistema de Escrita Alfabética

Conceitual código, Sistema Notacional
Explicitando a correspondência fala e escrita que o alfabetizando
Realiza
Tornando a

Aprendizagem eficaz para uso social.








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