quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O DIÁLOGO COM AS OUTRAS ÁREAS DO SABER E COM AS PRÁTICAS SOCIAIS

A alfabetização matemática na perspectiva do letramento requer o constante diálogo com outras áreas do conhecimento e com as práticas sociais que envolvem jogos, brincadeiras, relações de cooperação entre as pessoas, resolução de situações problemas entre tantas outras, nas quais números e operações, grandezas e medidas, pensamento algébrico, geometria e educação estatística são vivenciados de maneira contextualizada.

O acesso a leituras literárias de qualidade, jogos desafiadores, brincadeiras que despertem a cooperação e integração, atividades que mobilizem diversos saberes e reconheçam que a criança possui um corpo que necessita de movimento precisam fazer parte do planejamento no Ciclo de Alfabetização.

Essas, aliás, são vivências necessárias a todos os seres humanos, por isso, ao longo dos encontros PNAIC, os professores também tiveram a oportunidade de vivenciar o diálogo com outras áreas e com diversas práticas sociais. 

No último encontro, por exemplo, receberam de presente dos seus Orientadores uma sacolinha ecológica e foram incentivados a decorá-la conforme sua criatividade. O resultado foi um momento de muita cooperação e felicidade, além de autênticas sacolas personalizadas.









Que venham outros encontros e interações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário