terça-feira, 10 de março de 2015

INSCRIÇÕES PNAIC 2015: TEMPO DE RECOMEÇAR

As inscrições para a Formação PNAIC 2015 na DRE Campo Limpo já estão abertas. 
Os professores e professoras da PMSP em regência no Ciclo de Alfabetização (1.º, 2.º e 3.º anos) que desejam participar da formação devem se inscrever até o dia 10/04/2015 pelo link: http://goo.gl/jX9m85

Neste ano, além de ampliar as temáticas trabalhadas em anos anteriores, serão estudadas as áreas das Ciências Humanas e Ciências da Natureza, tendo como foco principal o trabalho em uma perspectiva interdisciplinar.

Acompanhe abaixo os temas que comporão os Cadernos de Formação, em breve disponíveis no site http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11

Temas PNAIC 2015

1. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da
Educação Básica e o ciclo de alfabetização;

2. A criança no ciclo de alfabetização;

3. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização;

4. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização;

5. Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização;

6. Organização da ação docente: a arte no ciclo de alfabetização;

7. Organização da ação docente: alfabetização matemática na perspectiva do letramento;

8. Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização;

9. Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização;

10. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes 


A partir de 2015, além da ampliação dos conhecimentos por meio do estudo e interação com os pares e do benefício de 10 bolsas no valor de R$ 200,00 pagos pelo MEC, professores e professoras da PMSP participantes do PNAIC terão a possibilidade de dispensa de duas horas do horário coletivo nas unidades, conforme Portaria n.º 6.572/2014.

§ 1º - Das 8 (oito) horas/aula cumpridas em horário coletivo, no mínimo, 4 (quatro) horas destinar-se-ão à formação docente evidenciada no projeto político-pedagógico e análise dos resultados de desenvolvimento e de aprendizagem dos educandos, bem como para planejamento das ações pedagógicas em prol da melhoria destes resultados.

§ 2º - para os professores que ministram aulas em todos os anos do ciclo de alfabetização do ensino fundamental e que frequentam o curso do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC as horas referidas no parágrafo anterior serão distribuídas conforme segue:
I – 2 (duas) horas destinadas ao desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico;
II - 2 (duas) horas cumpridas no curso de formação do PNAIC oferecido pela SME/DOT, comprovada a frequência; 
III - 4 (quatro) horas destinadas ao desenvolvimento dos Projetos Especiais de Ação – PEAs da unidade educacional. 

As duas horas referidas na Portaria acima serão usufruídas mediante a comprovação da frequência nos encontros formativos e significam um incentivo à formação continuada dos docentes do Ciclo de Alfabetização.

Os professores concluintes do PNAIC 2015 também terão direito ao Modelo 05, previsto pela Portaria n.º 6.783/2014, que estabelece 2,2 pontos para Evolução Funcional.

Art. 3º - Aos professores regentes de classes de Alfabetização, participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) devidamente avaliados pela Equipe Gestora e Supervisão Escolar, será atribuída pontuação por mérito em docência mediante comprovação e preenchimento do Atestado Modelo 05, constante do Anexo II desta Portaria, expedido pela Unidade Educacional ao final do ano letivo e observado o disposto na portaria específica.

A expedição do modelo 05 também está condicionada às orientações da Portaria 3008/2014

Art. 7º - Os professores regentes das turmas do 1º, 2º, 3º anos do Ciclo de Alfabetização farão jus à pontuação para fins de Evolução Funcional, desde que:
I - permaneçam em regência da classe/ turma durante todo o ano letivo;
II - sejam cursistas da formação do PNAIC ;
III - assegurem os direitos e objetivos de aprendizagem constantes nos cadernos de formação do PNAIC;
Artigo 8º - Compete à Equipe Gestora das Unidades Educacionais orientar a elaboração dos planos de ensino , acompanhar a sua execução e avaliação , assegurando o cumprimento dos dispositivos estabelecidos nesta Portaria.

Ao término da conclusão do PNAIC, os participantes da formação receberão certificação de Extensão Universitária que, conforme Portaria n.º 6.783/2014, vale 1,5 para Evolução Funcional.

Como se pode perceber, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo quer assegurar a participação de professores e professoras em regência no Ciclo de Alfabetização nas ações formativas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Trata-se de um investimento inovador e ousado na formação pedagógica que visa à Qualidade Social da Educação. Dessa maneira, valoriza-se a ação docente e se constitui na rede um espaço ideal para mudanças qualitativas na cultura escolar.

Divulgue e participe dessas ações na DRE Campo Limpo!

Segue abaixo, na íntegra, o Comunicado n.º 257 sobre a realização do Curso de Extensão Universitária PNAIC - 2015

COMUNICADO Nº 257, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Ensino Fundamental e Médio/ Núcleo de Alfabetização COMUNICA aos Professores Alfabetizadores regentes no Ciclo de Alfabetização em 2015, a realização do Curso de Extensão Universitária Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - 2015.
JUSTIFICATIVA: A fim de dar continuidade à implementação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa na RMESP, de forma que todos os alunos estejam alfabetizados ao final do 3º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos (8 anos de idade) indicamos a necessidade de realização da formaçãodos professores alfabetizadores dos 1º, 2º e 3º anos do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Educação de São Paulo.
OBJETIVOS:
I – Oferecer subsídios teóricos e práticos das áreas do conhecimento ao professor do Ciclo de Alfabetização, com o intuito de articular ações pedagógicas que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem e assegurem a alfabetização e o letramento das crianças.
II – Compartilhar vivências entre professores que buscam garantir os direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Artes, Educação Física e Matemática a todos os alunos;
III – Estabelecer conexões entre os eixos estruturantes das áreas do conhecimento, com vistas a ações interdisciplinares com o intuito de desenvolver e ampliar o letramento, o espírito investigativo, crítico e criativo;
IV - Propiciar ações que possibilitem o desenvolvimento do trabalho autoral, de docentes e discentes.
CONTEÚDOS:
1. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização;
2. A criança e suas aprendizagens no Ciclo de Alfabetização;
3. Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização;
4. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização;
5. Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização;
6. Organização da ação docente: as artes no Ciclo de Alfabetização;
7. Organização da ação docente: alfabetização matemática na perspectiva do letramento;
8. Organização da ação docente: Ciências da Natureza noCiclo de Alfabetização;
9. Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização;
10. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes e práticas.
METODOLOGIA: Estratégias formativas diversificadas: atividades de estudo, planejamento, socialização de práticaspedagógicas, realização e participação em seminários.
PÚBLICO ALVO Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I das EMEF, EMEBS e EMEFM que lecionam em turmas do 1º, 2º ou 3º anos do Ciclo de Alfabetização em 2015.
CARGA HORÁRIA: 120 horas
NÚMERO DE VAGAS: 5.001 VAGAS.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 de maio de 2015 a 31 de março de 2016.
LOCAL: Os locais e respectivos endereços serão organizados pelas Diretorias Regionais de Educação e divulgados antecipadamente aos inscritos.
AVALIAÇÃO: A avaliação será continua baseada na frequência exigida e execução das tarefas propostas.
CERTIFICADOS: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem a frequência de 75%, aproveitamento mínimo Satisfatório e após concluírem todo o processo de formação de 120 h.
INSCRIÇÕES: de 03 de março a 10 de abril de 2015, através do link: http://goo.gl/jX9m85
REGÊNCIA: A regência do curso ficará sob a responsabilidade dos Orientadores de Estudo cadastrados no SISPACTO, em 2015.
OBS: Será oferecida bolsa de estudo pelo MEC (totalizando 10 bolsas mensais no valor de R$200,00 cada), aos docentes que atendam a três condições, cumulativamente: constem do Censo Escolar de 2014, sejam regentes de turmas do 1º, 2º e 3ºanos do Ciclo de Alfabetização e frequentes na formação.
O professor que não consta no Censo Escolar de 2014, não terá direito à bolsa de estudo oferecida pelo MEC, mas se for regente de turmas do 1º, 2º, 3º anos do Ciclo de Alfabetização e frequente na formação receberá a certificação do curso.
ÁREA PROMOTORA: Ministério da Educação e Cultura – MEC em parceria com a UNESP – Universidade Estadual Paulista“Júlio de Mesquita Filho”.
Publicado no DOC de 28/02/2015 pagina 47




3 comentários:

  1. Boa Noite. Fui Orientadora de Estudos do Pacto 2013 e 2014. Mas o meu Município removeu as professoras alfabetizadoras as quais participaram do Programa no Português e matemática e nesse ano seria a continuidade do mesmo. O Município de Arambaré RGS, fez suas modificações sem se quer saber se o professor gostaria de permanecer ou de sair. Pois fizemos um belissímo trabalho e realizaram com comprometimento,e EU como Orientadora simplesmente me tiraram sem se quer comunicar por escrito,isso devido a alguns poderes de cargo. Sendo que nossa Coordenadora esteve de Licença Materinidade de 7 de junho á outubro e ficou recebendo as bolsas de pagamento sem atuar, e devido as avaliação dos professores alfabetizadores de acordo com o sistema ela não estava atuando e nem cumpria com os requisitos previstos na avaliação. Por Gentileza, gostaria de alguma informação a este assunto.Aguardo Respostas.

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  2. No município de Almeirim-Pará aconteceu o mesmo,infelizmente,ia se pergunta onde estar o sentido de formação continuada sendo que uma das proposta do programa é formar professores alfabetizadores,no meu município não estar havendo essa politica de continuidade todo ano muda os professores principalmente da zona rural,que são contratados,e o pior de tudo é que a secretaria de "Educação"diz que é para dar oportunidade para outras pessoas,ou seja estão utilizando o programa, mais para beneficiar políticos sem compromisso nenhum com a educação,pois o esposo da secretaria é vereador no Município.É uma pena que o programa é excelente ,onde funciona de fato e não usam o programa para beneficiar políticos,tivemos orientadores ótimos mas foram dispensados do programa sem ao menos a "secretaria de Educação" e a coordenadora Local do programa dizer pelos menos obrigado por terem se doado tanto.

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    1. Eu penso que na maioria dos municípios políticos sem compromisso se aproveitam para se dar "bem",e os secretários também.Por isso vamos ficar espertos 2016 é ano de eleição.

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