terça-feira, 19 de maio de 2015

1º ENCONTRO PNAIC 2015 - INFÂNCIAS PRESENTES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

O primeiro encontro PNAIC 2015 destacou o tema "Infâncias presentes no Ciclo de Alfabetização"  no intuito de ampliar as discussões sobre concepções e estratégias favorecedoras da integração entre Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização em prol da aprendizagem significativa de todos e todas.




A criança que frequentou a Educação Infantil e teve garantido o direito de brincar e interagir de maneira lúdica nessa fase,  não deixa de ser criança porque chegou ao Ensino Fundamental e, por isso, precisa ter garantido o direito ao corpo e movimento e às aprendizagens envolvidas em contextos lúdicos.

Essas considerações parecem inquestionáveis, mas o fato do Ciclo de Alfabetização ser regulamentado por matrizes curriculares fundamentadas em disciplinas escolares, por vezes, sustenta a ideia equivocada de que a  leitura e a escrita são os únicos conhecimentos válidos como verdadeiras aprendizagens.


Nesse sentido, é comum que, no Ciclo de Alfabetização, preponderem atividades nas quais os alunos e alunas estão sentados e sentadas, copiando ou repetindo informações para memorizá-las e apresentá-las à professora. Da mesma maneira, é comum que haja uma pressão para que a Educação Infantil inicie o processo de alfabetização das crianças de maneira convencional.

O debate é polêmico e precisa ser fundamentado por estudos, relatos de práticas e proposições pedagógicas. Investir em atividades lúdicas, promover mudanças nos tempos e espaços de aprendizagem e contribuir com a construção de uma cultura escolar que considere o corpo e o movimento na construção do conhecimento de todos e todas são algumas das propostas da formação PNAIC 2015, como bem destacou Elenita Santana de Almeida, integrante da Equipe DOT-P DRE Campo Limpo, durante a abertura do evento.






Para fundamentar as discussões em nossa região foram convidadas Sônia Larrubia, Diretora de DOT SME Educação Infantil, e Radi Oliveira, Arte Educadora e integrante do Núcleo de Cultura do CEU Alvarenga.



A Arte Educadora Radi Oliveira apresentou uma colagem poética com versos de sua autoria entremeados de versos de Patativa do Assaré, Adélia Prado e Cora Coralina imbricados em uma belíssima composição dramática na qual a força da ancestralidade negra é destacada, rompendo com estereótipos e construindo outras tantas histórias que destacam a potência de povos de matrizes orais. 






São essas histórias que também revelam a potência das diversas infâncias presentes no Ciclo de Alfabetização que Radi ressaltou em suas palavras de agradecimento à plateia e de votos de uma formação bem sucedida.

Após essa interação artística, Sônia Larrubia iniciou a palestra "Infâncias Presentes no Ciclo de Alfabetização", destacando a importância da escuta das crianças. 

"O tempo gira como o sol: mas o mesmo tempo que volta não é o mesmo porque eu não faço 5 anos toda vez que é meu aniversário.”
Donald, 5 anos e 4 meses
(Epígrafe do texto da apresentação do livro O coletivo infantil em creches e pré-escolas – Falares e Saberes, FARIA  2007)





A frase de Donald é reveladora da construção de seus conhecimentos e do quanto crianças pequenas constroem e interpretam culturas durante as interações lúdicas. Considerações que confirmam a necessária integração da Educação Infantil com o Ciclo de Alfabetização defendida por Sônia Larrubia.














Questionamento importante:
No fazer pedagógico qual espaço/tempo é destinado à










Sônia finaliza a palestra com o poema de Ricardo Azevedo e propõe espaço para ouvir os(as) educadores(as).


Os questionamentos de educadores e educadoras destacaram os obstáculos que envolvem o número excessivo de alunos e alunas nas salas de aula, a falta de estrutura de algumas EMEFs para favorecer o espaço do brincar e da brincadeira, bem como a cultura escolar arraigada e que impede que alguns educadores reconheçam o potencial das atividades lúdicas na construção dos conhecimentos das crianças.







Sônia argumentou sobre a importância da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da unidade, da não culpabilidade de professores de outros segmentos, uma vez que todos são educadoras e educadores e precisam unir forças em prol de projeto comuns. 

A construção de uma cultura escolar que represente os ideais estudados requer intencionalidades compartilhadas por educadores e educadoras fundamentadas pelo estudo, interação e ação. 

Com essa proposta, Sônia encerrou a palestra parabenizando professoras e professores presentes e agradecendo à DRE Campo Limpo pela oportunidade de interação e pela iniciativa de propor estudos e formações integrando Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização.

Na sequência, Elza de Lima Ferrari, Representante da Equipe DOT-P DRE Campo Limpo, apresentou à plateia detalhes da Organização do PNAIC 2015 na região.






O maior incentivo à participação na Formação PNAIC é a oportunidade de interação com os pares e vivência de práticas pedagógicas sobre as temáticas pertinentes ao Ciclo de Alafabetização.


1. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o ciclo de alfabetização;
2. A criança no ciclo de alfabetização;
3. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização;
4. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização;
5. Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização;
6. Organização da ação docente: a arte no ciclo de alfabetização;
7. Organização da ação docente: alfabetização matemática na perspectiva do letramento;
8. Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de alfabetização;
9. Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização;
10. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes 

 O público alvo da formação são professores em regência no 1º, 2º e 3º anos, porque a proposta do Pacto é acompanhar e avaliar o impacto dessa formação na aprendizagem de alunas e alunos do Ciclo de Alfabetização.

As inscrições de Professores e Professoras serão, posteriormente, encaminhadas à SME para cadastro no SIMEC, um sistema de monitoramento, execução e controle do MEC que, por meio do SISPACTO, disponibiliza espaço para os participantes avaliarem a formação e divulgarem informações sobre projetos e resultados das ações pedagógicas desenvolvidas com o apoio da formação, de avaliações e atividades desenvolvidas com alunos e alunas.

 



É por meio dos dados preenchidos nesse sistema que outros benefícios do PNAIC podem ser validados.



Para incentivar a participação do público alvo nesse processo formativo, a Portaria nº 6572/14 orienta que duas horas cumpridas na formação poderão ser descontadas semanalmente do Horário Coletivo de quem está em Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) nas escolas nas quais há apenas um Projeto Especial de Ação (PEA), uma vez que essas duas horas não podem ser descontadas do PEA.


Outro incentivo é a possibilidade de que os concluintes da formação tenham direito ao Modelo 05, orientado pelas Portarias 3008/14 e 6783/14.




Com essas iniciativas, SME pretende favorecer a participação do maior número de professores e professoras nas ações formativas. Segue abaixo o Comunicado que estabelece a abertura da formação em todas as Diretorias da SME SP.




Os benefícios comprovam a importância de professores e professoras no alcance dos objetivos estabelecidos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O direito à alfabetização até os oito anos de idade depende de investimentos estruturais nas unidades, mas, sobretudo, do investimento na formação de professores e professoras e valorização da carreira docente. Dessa maneira, justifica-se a pontuação ratificada pela Portaria 6783/14.

Nesse contexto de incentivos e de reconhecimento das infâncias presentes no Ciclo de Alfabetização, iniciamos o PNAIC 2015 na DRE Campo Limpo e desejamos a todos e todas um ano de intenso diálogo e profundas aprendizagens.


Grupo de Orientação de Estudos DRE Campo Limpo. Da esquerda para direita em pé: Luciene, Daniele, Luciana, Paula, Sílvia, Célia, Ana Lúcia, José Rosemberg, Andréia Cristina e Andréa Guilherme. Da esquerda para a direita: Elza, Rosana e Edicleide.
 

Um comentário: