A alfabetização matemática na perspectiva do letramento requer o constante diálogo com outras áreas do conhecimento e com as práticas sociais que envolvem jogos, brincadeiras, relações de cooperação entre as pessoas, resolução de situações problemas entre tantas outras, nas quais números e operações, grandezas e medidas, pensamento algébrico, geometria e educação estatística são vivenciados de maneira contextualizada.
O acesso a leituras literárias de qualidade, jogos desafiadores, brincadeiras que despertem a cooperação e integração, atividades que mobilizem diversos saberes e reconheçam que a criança possui um corpo que necessita de movimento precisam fazer parte do planejamento no Ciclo de Alfabetização.
Essas, aliás, são vivências necessárias a todos os seres humanos, por isso, ao longo dos encontros PNAIC, os professores também tiveram a oportunidade de vivenciar o diálogo com outras áreas e com diversas práticas sociais.
No último encontro, por exemplo, receberam de presente dos seus Orientadores uma sacolinha ecológica e foram incentivados a decorá-la conforme sua criatividade. O resultado foi um momento de muita cooperação e felicidade, além de autênticas sacolas personalizadas.
Que venham outros encontros e interações!