segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Reposições PNAIC: novas oportunidades de aprendizagem

Devido à alteração do calendário PNAIC divulgada no início do segundo semestre desse ano, professores e professoras inscritos/as na formação tiveram a oportunidade de participar da reposição de até duas ausências nos encontros formativos.


Essas reposições foram momentos preciosos de ampliação dos conhecimentos e revisão de temáticas essenciais ao trabalho no Ciclo de Alfabetização. Os primeiros encontros aconteceram nas noites dos dias 10 e 17/09, na DRE Campo Limpo, ministradas pelas Orientadoras de Estudo Ana Lucia e Luciana que abordaram a prática pedagógica com jogos matemáticos.






















No dia 19/09/2015, a reposição aconteceu no CEU EMEF Hermes Ferreira de Souza com as Orientadoras Célia e Paula que abordaram as Ciências Naturais com foco na aprendizagem investigativa.







No dia 03/10/2015, a reposição ocorreu no CEU EMEF José Saramago com as Orientadoras de Estudo Edicleide e Luciene. As/Os cursistas presentes tiveram a oportunidade de vivenciar concepções e práticas sobre a música no Ciclo de Alfabetização.


























Para oportunizar que  nenhum(a) cursista perdesse o direito à aprendizagem e à certificação foram realizadas ainda duas últimas reposições. No dia 01/12, o encontro foi ministrado pela Orientadora Andréa Guilherme e, no dia 02/12, pela Orientadora Luciana Miyano que abordaram, respectivamente, o conteúdo apresentado nos Seminários PNAIC dos dias 02 e 24/10 (Confira os slides clicando aqui).