sexta-feira, 26 de abril de 2013

PRIMEIRO DIA DE FORMAÇÃO


No dia 20 de abril, sábado às 8h, iniciamos a Formação PNAIC em nossa região.

Este encontro inicial objetivou apresentar aos cursistas informações fundamentais sobre a estrutura e os objetivos do curso e promover um primeiro contato entre a formadora e os professores alfabetizadores, ou melhor, professoras alfabetizadoras, uma vez que a maioria do nosso público é feminino.

Acompanhem abaixo a pauta desse primeiro momento de interação:
1. Apresentação por agrupamentos
2. Leitura deleite
3. Elaboração de contrato didático
4. Apresentação da formação
5. Perspectiva de inclusão adotada nos materiais PNAIC
6. Trecho do filme Matilda
7. Leitura dos artigos do Caderno Ano 1 - Unidade 1: "Currículo no ciclo de alafabetização: princípios gerais", "Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização" e "Avaliação no ciclo de alfabetização"
8. Leitura pelo formador do texto "Não nascemos prontos" de Mário Sérgio Cortella.
9. Trabalho pessoal: Ler os Direitos de Aprendizagem no material no site nos horários de JEIF e revisitar seu plano de trabalho. Link: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf

  Disponível no site do MEC: http://pacto.mec.gov.br/

Para o próximo encontro está prevista a retomada do trabalho pessoal, portanto, cursistas e demais interessados, dediquem-se ao estudo do material e tomem ciência dos direitos de aprendizagem de cada ano escolar!

Bom trabalho!

Para relembrar momentos interessantes do curso reveja o vídeo "Validação". 

Vale a pena assistir de novo!



PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa


Este blog foi criado especialmente para divulgar informações sobre as ações do curso PNAIC na Diretoria Regional de Campo Limpo, no âmbito da prefeitura municipal de São Paulo.

Para quem não sabe, PNAIC é a sigla para Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, uma parceria entre governo federal, estadual e municipal para alcançar a meta de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

Entre as principais ações do Pacto está a formação dos professores alfabetizadores em um curso de dois anos. Em 2013, o foco será a alfabetização e o letramento, em 2014, os conhecimentos matemáticos.

A perspectiva do Pacto é promover uma mudança significativa na história da alfabetização no Brasil, por meio do investimento na formação dos professores e da aquisição de acervo complementar de leitura nas unidades escolares.

O princípio do Pacto é alfabetizar letrando e sua fundamentação teórica se concentra, principalmente, nas pesquisas de Artur Gomes de Morais e Magda Soares.

Este espaço concentrará as informações divulgadas durante os encontros que ocorrem em cinco Centros de Educação Unificados (CEU) e na DRE Campo Limpo. São ao todo 17 turmas para atender a demanda de mais de 500 cursistas. 

Os números são altos assim como as expectativas!

Acompanhem o calendário de formação em 2013:





É uma maratona, mas estamos dispostos a cruzar com sucesso a reta final!

Afinal, a educação sobrevive de esperança e trabalho.